SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Frequency-following response (FFR) with speech stimulus in normal-hearing young adultsProtocol of nursing care in hospitalized dysphagic patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


CoDAS

On-line version ISSN 2317-1782

Abstract

CRESTANI, Anelise Henrich; MORAES, Anaelena Bragança de; SOUZA, Adriano Mendonça  and  SOUZA, Ana Paula Ramos de. Validação de construção de sinais enunciativos de aquisição da linguagem no primeiro ano. CoDAS [online]. 2020, vol.32, n.3, e20180279.  Epub June 15, 2020. ISSN 2317-1782.  https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202018279.

Objetivo:

Realizar a validação de construção dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem para crianças de 3 a 12 meses.

Método:

A amostra contou com 94 díades de mãe-bebê para análise dos sinais da fase 1 (3 a 6 meses) e 61 díades para análise dos sinais da fase 2 (7 a 12 meses). A coleta de dados ocorreu por meio da análise da interação entre mães e bebês em situação lúdica gravada em vídeo nas fases previstas, com atribuição de valor do tipo presente ou ausente a cada sinal analisado em cada fase. Os dados foram organizados em planilha e convertidos para aplicação de software para análise factorial.

Resultados:

A análise factorial indicou a existência de dois fatores nomeados “da mãe” e “da criança” na análise da fase 1 dos sinais (explicando 71,9% da variação total), com três sinais relevantes para o fator “da criança” e um sinal relevante para o fator “da mãe”, com relação à fase 2 (explicando 74,4% da variação total), um sinal foi relevante para o fator “da criança” e um para o fator “da mãe”.

Conclusão:

A validação de construção demonstrou que um fator materno e um fator da criança foram hábeis para distinguir grupos de risco e não risco em ambas as fases analisadas, o que sugere que a ausência desses sinais pode indicar risco à aquisição da linguagem.

Keywords : Fatores de Risco; Aquisição da Linguagem; Desenvolvimento Infantil; Avaliação; Intervenção Precoce.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )