SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Dados aeromagnéticos e Propriedades físico-químicas de alguns complexos da Província Alcalina de Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Geology

versão impressa ISSN 2317-4889

Resumo

MATEUS, António; RICCOMINI, Claudio; FERREIRA, Ezequiel J. E. C. B.  e  TASSINARI, Colombo C. G.. Maturação permotriássica e os vários estágios de migração de hidrocarbonetos na Formação Assistência (Subgrupo Irati), Bacia do Paraná: implicações para os modelos exploratórios. Braz. J. Geol. [online]. 2014, vol.44, n.3, pp.355-360. ISSN 2317-4889.  http://dx.doi.org/10.5327/Z2317-4889201400030002.

Novas linhas de evidências geológicas sugerem fortemente que o principal período de maturação de hidrocarbonetos na Formação Assistência teria ocorrido no Permotriássico, estimulado por um gradiente geotérmico elevado que também sustentou várias manifestações de atividade hidrotermal. Três fases principais de migração de fluidos e hidrocarbonetos também podem ser inferidas a partir de observações em multiescala: fluxo confinado no final do Permiano ao Triássico, dependente do acúmulo local de pressões de fluidos; fluxo heterogêneo no Cretáceo Inferior, desencadeado por um gradiente de temperatura rejuvenescido, assistido pelas condições de permeabilidade antes desenvolvidas; e um fluxo tardio, possivelmente impulsionado por gradientes de pressão locais, posteriormente ao esfriamento dos diques e soleiras de diabásio. A maturação precoce e a existência de vários estágios de migração de hidrocarbonetos apresentam implicações significativas na concepção de modelos exploratórios a serem aplicados na Bacia do Paraná.

Palavras-chave : Hidrocarbonetos; Maturação; Geração; Formação Assistência; Permotriássico; Bacia do Paraná; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )