SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Mudanças no nível do mar durante o Pleistoceno Tardio registradas em depósitos fluviais e influenciados por maré da Formação Itaubal, porção onshore da Bacia da Foz do Amazonas, BrasilDesenvolvimento do lençol de areia eólica intermontano do Alto Vale do Tulum, centro-oeste da Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Geology

versão impressa ISSN 2317-4889versão On-line ISSN 2317-4692

Resumo

MENDES, Vinícius Ribau et al. Cronologia dos campos de dunas da costa central catarinense e a influência do nível relativo do mar e das mudanças climáticas. Braz. J. Geol. [online]. 2015, vol.45, suppl.1, pp.79-95. ISSN 2317-4889.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-4889201530143.

A formação e estabilização de campos de dunas costeiros têm sido explicadas de maneiras contrárias ao longo das últimas décadas: enquanto alguns autores acreditam que a formação das dunas seria favorecida pelo nível do mar descendente, outros autores defendem que o contexto de nível do mar estável seria mais favorável à sua formação. No caso dos campos de dunas costeiros do Brasil, a segunda hipótese parece ser mais consistente com as idades de luminescência obtidas até o momento; no entanto, a maior parte desses dados foi obtida sem o uso do protocolo SAR (Single Aliquot Regenerative dose). Outra questão em aberto seria qual o papel exercido pelas mudanças climáticas no sistema eólico. Este artigo tenta clarear essas duas questões, e para essa finalidade foram escolhidos cinco campos de dunas na costa central catarinense. Os dados de sensoriamento remoto e das datações absolutas permitem a discriminação e mapeamento de pelo menos quatro gerações eólicas. A distribuição das idades encontradas em relação à curva global de variação do nível do mar permite sugerir que a formação dos campos de dunas estaria relacionada com nível do mar estável. Contudo, o nível relativo do mar não é a única variável determinante no sistema eólico costeiro. Foram encontradas evidências de controle climático, e a formação das dunas estaria ligada a períodos de menor precipitação enquanto sua estabilização ocorreria em momentos de intensificação das chuvas, ocasionados por aumento nas atividades das monções.

Palavras-chave : LOE-SAR; Estabilização de dunas; Gerações eólicas..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )