SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Idade da mineralização de esmeralda do distrito de Itabira-Nova Era, Minas Gerais, Brasil, com base em geocronologia LA-ICP-MS de titanita cogenética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Geology

versão impressa ISSN 2317-4889versão On-line ISSN 2317-4692

Resumo

SIAL, Alcides Nobrega et al. Correlações de algumas sucessões carbonáticas na América do Sul baseado em quimioestratigrafia de alta resolução. Braz. J. Geol. [online]. 2016, vol.46, n.3, pp.439-488. ISSN 2317-4889.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-4889201620160079.

Esta revisão incorpora novos dados isotópicos e químicos para correlação quimioestratigráfica de sucessões, predominantemente carbonáticas, na América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai). Estas sucessões, depositadas durante eventos de extensão, aparecem como espessos estratos carbonáticos/siliciclásticos em bacias epicontinentais ou foram acumulados sobre margens passivas em bordos de cratons (ex.: São Francisco, Amazonas, Bloco Rio Apa, Pampia e Río de La Plata) como três megasequências: glaciogênica, plataforma marinha carbonática (sobre diamictitos glacio-marinhos) e predominantemente continental siliciclástica. Em cinturões circunjacentes a cratons, sucessões carbonáticas contendo material vulcanoclástico/siliciclástico foram, na maioria dos casos, fortemente deformados. A idade precisa de sedimentação destas sucessões permanece em debate, mas recentes dados paleontológicos e geocronológicos têm consideravelmente restringidos os intervalos de deposição. Neste trabalho, reportamos trends isotópicos de alta resolução de C, O, Sr e S medidos em amostras bem preservadas e usamos principalmente isótopos de Sr e C em consonância com observações litostratigráficas/biostratigráficas, para estabelecer correlações detalhadas destas sucessões. Propor uma correlação quimioestratigráfica entre bacias Neoproterozoicas na América do Sul é o principal objetivo deste trabalho.

Palavras-chave : Sucessão carbonática; correlação; quimioestratigrafia isotópica; Neoproterozoico; América do Sul.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )