SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematurosPotenciais evocados auditivos de longa latência em escolares com transtornos específicos de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

VATANABE, Tatiana Yoshie et al. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol., Commun. Res. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp.7-12. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.

Objetivo

: Verificar o desempenho de leitura e da habilidade auditiva de resolução temporal em crianças com dificuldades de leitura, após o treino auditivo.

Métodos

: Participaram deste estudo 20 crianças na faixa etária de 8 anos, sendo dez escolares com dificuldades de leitura (Grupo Estudo), e dez escolares sem dificuldades escolares (Grupo Controle). Todos os indivíduos foram submetidos à avaliação inicial e reavaliação da resolução temporal auditiva (Padrão de Frequência, Padrão de Duração e Gap in noise (GIN) e de leitura (Protocolo de Leitura Clínica e Teste de Consciência Fonológica - CONFIAS). O Grupo Estudo foi submetido a oito sessões de treinamento auditivo.

Resultados

: Verificou-se que o Grupo Controle obteve maior desempenho em todos os testes aplicados, quando comparado ao Grupo Estudo, na avaliação inicial e na reavaliação. A diferença do desempenho antes e depois do treinamento auditivo foi significativa para quase todas as tarefas no Grupo Estudo, exceto para a consciência fonológica.

Conclusão

: O treino auditivo foi efetivo para a melhora de desempenho nas habilidades auditivas temporais e de leitura em crianças que apresentam dificuldades de leitura.

Palavras-chave : Dislexia; Percepção auditiva; Tempo de reação; Criança; Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )