SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Avaliação comportamental do processamento auditivo pré e pós treinamento auditivo formal em indivíduos após traumatismo cranioencefálicoPerfil populacional de idosos encaminhados à seleção de próteses auditivas em hospital público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

CARDOSO, Nathalia Alves et al. Zumbido em uma população ribeirinha exposta ao metilmercúrio. Audiol., Commun. Res. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp.40-44. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100008.

Objetivo

: Estudar a prevalência de zumbido, verificando se há associação entre a queixa desse sintoma e o teor de mercúrio e mensurar seu impacto na qualidade de vida.

Métodos

: Estudo seccional em toda a população do Lago do Puruzinho, localizada na margem esquerda do Rio Madeira, cidade de Humaitá, Estado do Amazonas, Brasil. Todos os residentes maiores de 18 anos, de ambos os gêneros, foram submetidos à anamnese, avaliação otorrinolaringológica e exame audiológico. Os indivíduos que apresentaram queixa de zumbido responderam à versão traduzida do questionário Tinnitus Handicap Inventory (THI). Também foram pesquisados os teores de mercúrio total no cabelo desses indivíduos. Resultados: Para análise dos resultados sobre a queixa de zumbido, os sujeitos foram divididos em dois grupos quanto à presença ou não de zumbido. O Grupo 1 foi composto por indivíduos que apresentaram queixa de zumbido e o Grupo 2, por indivíduos sem zumbido. Foi observado que 40% dos indivíduos apresentaram escores do THI compatíveis com handicap leve. A análise da associação da presença de zumbido com os teores de mercúrio total no cabelo mostrou que ambos os grupos apresentaram níveis elevados de mercúrio, porém não ocorreram diferenças entre os grupos.

Conclusão

: Um quarto dos ribeirinhos apresentou queixa de zumbido e exposição significativa ao mercúrio, mas não houve associação entre o zumbido e os níveis elevados de mercúrio.

Palavras-chave : Zumbido; Mercúrio; Perda auditiva; Saúde pública; Questionários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )