SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Zumbido em uma população ribeirinha exposta ao metilmercúrioAvaliação das ações da Fonoaudiologia no NASF da cidade do Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

ARAUJO, Tiago de Melo  e  IORIO, Maria Cecília Martinelli. Perfil populacional de idosos encaminhados à seleção de próteses auditivas em hospital público. Audiol., Commun. Res. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp.45-51. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100009.

Objetivo

: Identificar o perfil populacional de idosos encaminhados à seleção de próteses auditivas em um hospital público, no que diz respeito às características sociodemográficas, de saúde geral e auditiva.

Métodos

: Estudo com 191 idosos e coleta de dados realizada por meio de prontuários. Análise realizada por meio de estatística descritiva, distribuição de frequências e análise de variância.

Resultados

: Predominância de participantes do gênero feminino, nascidos no Estado de São Paulo, raça branca, residentes em domicílio próprio, escolaridade entre zero e quatro anos, não ocupados, renda salarial entre zero e três salários mínimos, situação econômica regular e ausência de plano privado de saúde. A maior parte dos encaminhamentos partiu do próprio Hospital São Paulo. Em média, os pacientes gastam mais de 60 minutos para realizar o trajeto desde sua residência até o ambulatório. Foi observada relação entre percepção de saúde regular ou ruim e presença de doenças crônicas, tontura, zumbido, progressão da perda auditiva, ocorrência de dificuldades visuais e de locomoção e tempo de privação auditiva. Tipo, grau e configuração audiométrica com predominância neurossensorial, moderado e descendente respectivamente. Quanto à seleção de próteses auditivas, houve predomínio de aparelhos retroauriculares e moldes auriculares dos tipos invisível duplo e canal.

Conclusão

: O perfil dos idosos foi obtido e nos levou a reflexões importantes sobre acessibilidade aos serviços de saúde e da educação em saúde.

Palavras-chave : Fonoaudiologia; Auxiliares de audição; Perfil de saúde; Idoso; Necessidades e demandas de serviços de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )