SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Perfil populacional de idosos encaminhados à seleção de próteses auditivas em hospital públicoCaracterização das inovações do telejornalismo e a expressividade dos apresentadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

ANDRADE, Aline Fernanda de; LIMA, Mirella Muzzi de; MONTEIRO, Natália Pereira  e  SILVA, Vanessa de Lima. Avaliação das ações da Fonoaudiologia no NASF da cidade do Recife. Audiol., Commun. Res. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp.52-60. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100010.

Objetivo

: Avaliar as ações da Fonoaudiologia nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família da cidade do Recife (PE).

Métodos

: Foi realizado um estudo de avaliação com abordagem normativa, considerando os aspectos relacionados à estrutura e processo. Para a avaliação, foi elaborado o modelo lógico da atuação fonoaudiológica no Núcleo de Apoio, a partir da análise dos documentos oficiais que regulamentam a atuação nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Em seguida, foi construída uma matriz de avaliação e elaborado o instrumento para a coleta de dados. Foram entrevistadas dez fonoaudiólogas integrantes das equipes NASF do município pesquisado. Para definição do grau de adequação das ações fonoaudiológicas no NASF, foi utilizado um sistema de escores que permitiu classificá-las em adequadas (75-100%), parcialmente adequadas (50-74,99%), incipientes (25-49,99%) e críticas (<24,99%).

Resultados

: O modelo lógico resultante deste estudo apontou para uma atuação fonoaudiológica fundamentada no Apoio Matricial e com atividades de apoio à Atenção e à Gestão. Em relação à avaliação das ações, as dimensões “estrutura” e “processo” foram classificadas, respectivamente, como incipiente e adequada. Considerando as duas dimensões avaliadas, as ações da Fonoaudiologia no NASF puderam ser consideradas adequadas.

Conclusão

: A Fonoaudiologia tem desempenhado de forma coerente seu papel nos NASF da cidade do Recife. Embora sua atuação seja fundamentada no processo de trabalho, aponta-se a necessidade de intervir em questões relacionadas à estrutura, a fim de aprimorar o desenvolvimento das ações realizadas nesse contexto.

Palavras-chave : Avaliação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Fonoaudiologia; Promoção da Saúde; Saúde da Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )