SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Associação entre distúrbio de voz e sintomas de disfunção temporomandibular autorreferidos por professoresVerificação dos efeitos da Levodopa na deglutição de pacientes com doença de Parkinson índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

SANTOS, Sabrina Braga dos et al. Verificação da eficácia do uso de tubos de ressônancia na terapia vocal com indivíduos idosos. Audiol., Commun. Res. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp.81-87. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100014.

Objetivo

: Verificar a eficácia do uso da técnica “Tubos de Ressonância – Método Finlandês” em um grupo de indivíduos idosos com queixas de alterações vocais e respiratórias.

Métodos

: A amostra foi composta por residentes de uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), divididos igualmente entre Grupo de Pesquisa (G1) e Grupo de Controle (G2). Foram incluídos na pesquisa 42 idosos, dos quais 30 do gênero feminino, na faixa etária de 62 anos a 93 anos de idade. Foi aplicado um inventário sociodemográfico seguido da espirometria e da gravação das vozes, antes e depois da intervenção. O G1 participou de seis sessões com a técnica “tubos de ressonância” e o G2 participou de seis oficinas de saúde vocal. As vozes gravadas foram analisadas segundo critérios da escala GRBASI.

Resultados

: O grupo G1 obteve melhora significativa, enquanto o grupo G2 não obteve mudança vocal significativa. A espirometria obteve melhora no G1 e piora no G2.

Conclusão

: A técnica finlandesa de tubos de ressonância apresentou eficácia na terapia com indivíduos idosos com sintomas de presbifonia, auxiliando na melhora da qualidade vocal e da capacidade vital.

Palavras-chave : Idoso; Voz; Treinamento da Voz; Capacidade Vital; Qualidade de Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )