SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Verificação da eficácia do uso de tubos de ressônancia na terapia vocal com indivíduos idososIntervenção fonoaudiológica na transição alimentar de sonda para peito em recém-nascidos do Método Canguru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

MONTEIRO, Douglas et al. Verificação dos efeitos da Levodopa na deglutição de pacientes com doença de Parkinson. Audiol., Commun. Res. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp.88-94. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100015.

Objetivo

: Avaliar os efeitos da Levodopa na deglutição de pacientes com Doença de Parkinson (DP).

Métodos

: O estudo foi realizado no Programa Pró-Parkinson do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Foram estudados 20 pacientes com DP idiopática e 12 sujeitos normais (grupo controle). A eletromiografia de superfície (EMGs) foi registrada sobre a musculatura supra-hióidea, durante a deglutição de 3 ml e 10 ml de água e iogurte. Cada volume foi repetido cinco vezes. Esse protocolo foi realizado no grupo com DP antes e após a medicação, período off e on, e no grupo controle, uma única vez.

Resultados

: A amplitude das EMGs foi significativamente maior nos sujeitos do grupo controle do que nos pacientes com DP (off), na deglutição de cada volume de água. A duração das EMGs foi significativamente maior na deglutição de 3 ml de água e iogurte em pacientes com DP (off). Durante a fase on, diferenças significativas não foram notadas.

Conclusão

: A administração de Levodopa em pacientes com DP parece influenciar a amplitude e duração da EMGs dos músculos supra-hióideos, aproximando as variáveis aos valores de normalidade.

Palavras-chave : Doença de Parkinson; Deglutição; Disfagia; Eletromiografia; Levodopa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )