Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de fala no ruído em músicos

Objetivo

Verificar se o estudo de música pode aprimorar a habilidade de compreensão de fala em presença de ruído.

Métodos

Participaram deste estudo 43 sujeitos de ambos os gêneros, com idade entre 18 e 33 anos, distribuídos em três grupos: o Grupo de Músicos, composto por 15 sujeitos com estudo formal de música; o Grupo de Intermediários, composto por 13 sujeitos com estudo informal de música e o Grupo de Não Músicos, composto por 15 sujeitos sem experiência musical. Todos os sujeitos encontravam-se dentro dos padrões de normalidade para limiares auditivos e condições de orelhas externa e média. Aplicou-se o teste de compreensão de fala no ruído, Hearing in Noise Test, na versão Português do Brasil. Os resultados foram analisados estatisticamente, pelos métodos ANOVA e Qui-quadrado.

Resultados

Todos os grupos encontraram-se dentro dos valores de normatização do teste. Não houve diferença significativa na análise dos grupos entre si. Na comparação dos resultados, de acordo com o gênero dos participantes, a única diferença observada foi entre os integrantes do gênero feminino dos grupos de Músicos e Intermediários, com melhor desempenho do grupo de Intermediários.

Conclusão

A experiência musical não influencia no desempenho, em relação à percepção de fala no ruído.

Audição; Música; Percepção da fala; Razão sinal-ruído; Testes auditivos


Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br