SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A influência da proporcionalidade corporal em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional: estudo da maturação da via auditivaAvaliação da nasalidade de fala na fissura labiopalatina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

FERNANDES, Talita Fernanda Stabile; MESQUITA, Sonia Tebet  e  FENIMAN, Mariza Ribeiro. As repercussões sociais em indivíduos com distúrbios da comunicação associados às fissuras labiopalatinas com e sem perda auditiva. Audiol., Commun. Res. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.40-47. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312015000100001449.

Objetivo

Identificar as repercussões sociais em indivíduos com distúrbios da comunicação associados às fissuras labiopalatinas com e sem perda auditiva.

Métodos

Participaram crianças e adolescentes de 7 anos a 15 anos e 11 meses de idade, de ambos os gêneros, com fissuras de lábio e palato ou de palato isolado, com e sem perda auditiva associada. A pesquisa foi composta por 52 participantes, divididos em dois grupos: um constituído por 36 crianças e adolescentes com fissuras labiopalatinas e sem perda auditiva e outro, por 16 sujeitos com fissuras labiopalatinas e com perda auditiva associada.

Resultados

Constatou-se que as repercussões socioeconômicas, familiares, educacionais e sociais são comuns aos grupos.

Conclusão

As crianças e adolescentes com perda auditiva associada à fissura labiopalatina não estão em “desvantagem” no que se refere às repercussões econômicas, familiares, escolares e sociais, em relação às que não têm o distúrbio de audição. Ambos os grupos vivenciam o acirramento de conviver com o comprometimento estético e funcional causado pela anomalia e de viver em uma sociedade totalmente preocupada com a imagem e julgadora das diferenças.

Palavras-chave : Fissura palatina; Perda auditiva; Comunicação; Relações interpessoais; Serviço social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )