SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Propriedades clinimétricas da variável eletromiográfica duty factor para desordem temporomandibularCorrelação entre sintomas e avaliação perceptivo-auditiva da voz em indivíduos disfônicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

PRADO, Daniela Galvão de Almeida et al. Controle motor oral e funções orofaciais em indivíduos com deformidade dentofacial. Audiol., Commun. Res. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.76-83. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312015000100001427.

Objetivo

Verificar se há relação entre o controle motor oral e as funções orofaciais em indivíduos com deformidade dentofacial (DDF).

Métodos

Participaram 16 indivíduos entre 18 e 40 anos, média de 28,37 anos, sendo sete indivíduos padrão II (três mulheres e quatro homens) e nove, padrão III (cinco mulheres e quatro homens). Foi realizada avaliação da diadococinesia (DDC) das emissões /pa/, /ta/, /ka/ e /pataka/. As funções de mastigação, deglutição e fala foram analisadas por consenso entre três fonoaudiólogas especialistas na área, a partir da filmagem, utilizando o protocolo MBGR. A correlação entre os resultados da DDC e das funções orofaciais foi obtida por meio do teste de Spearman.

Resultados

Foi observada correlação positiva entre os parâmetros de instabilidade da DDC na emissão do “pa” e “ka” e a função de mastigação. Houve correlação positiva entre deglutição e DDC para a emissão do “pa” no que se refere à instabilidade das emissões e, quanto à velocidade, houve correlação negativa para a média da taxa da DDC e correlação positiva para a média do período da DDC na emissão do “pa”. Quanto à fala, houve correlação negativa para a emissão do “pa”, para parâmetro de instabilidade.

Conclusão

O controle motor oral mostrou-se relacionado à gravidade da alteração das funções de mastigação e deglutição, no que se refere aos parâmetros instabilidade e velocidade da DDC.

Palavras-chave : Má oclusão; Mastigação; Deglutição; Fala; Anormalidades do sistema estomatognático; Deformidades dentofaciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )