SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Perfil e satisfação com o trabalho de profissionais da rede de atenção à saúde auditiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

ODA, Danielle Tyemi Massukawa  e  GANANCA, Cristina Freitas. Posturografia dinâmica computadorizada na avaliação do equilíbrio corporal de indivíduos com disfunção vestibular. Audiol., Commun. Res. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.89-95. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312015000200001469.

Objetivo

Avaliar o equilíbrio corporal de pacientes portadores de disfunção vestibular, por meio da posturografia dinâmica computadorizada.

Métodos

Estudo com 116 indivíduos com disfunção vestibular periférica, com idades entre 22 anos e 6 meses e 94 anos e 1 mês. Foram submetidos à avaliação otoneurológica completa, avaliação otorrinolaringológica, além da posturografia dinâmica computadorizada com os testes de organização sensorial, controle motor e de adaptação.

Resultados

O teste de organização sensorial foi o mais sensível para detectar alterações do equilíbrio e a condição 4, em que os pacientes permanecem na posição ortostática, com os pés afastados e sobre os sensores da superfície de referência, com os olhos abertos; condição 5, na qual os pacientes continuam na posição com os olhos fechados e a condição 6, em que os pacientes mantém os olhos abertos e o campo visual sofre deslocamentos anteroposteriores. Nas três condições, a superfície de referência oscila com movimentos similares à gangorra e foram as que os participantes apresentaram maiores dificuldades. Houve maior ocorrência de quedas se compararmos ao risco de quedas, avaliado quando o paciente tem pontuação entre 60 e 69 no índice de equilíbrio, principalmente a partir da condição 4 do teste de organização sensorial e entre os idosos. As mulheres tiveram maior número de quedas durante os testes.

Conclusão

A posturografia dinâmica computadorizada detectou as alterações relacionadas ao equilíbrio corporal, auxiliando no diagnóstico das disfunções e complementando a avaliação vestibular.

Palavras-chave : Equilíbrio postural; Propriocepção; Tontura; Testes de função vestibular; Envelhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )