Acessibilidade / Reportar erro

Depressão pós-parto e habilidades pragmáticas: comparação entre gêneros de uma população brasileira de baixa renda

Objetivo

Comparar as habilidades pragmáticas de meninos e meninas e verificar a influência da depressão pós-parto (DPP) nesse processo.

Métodos

Foram sujeitos desta pesquisa 31 meninos e 49 meninas de 3 anos a 3 anos e 5 meses de idade. Com relação às mães, 30 apresentaram indicativos de DPP, avaliada pela Escala de Depressão Pós-parto de Edinburgh. Foi realizada a avaliação do aspecto pragmático do desenvolvimento de linguagem das crianças aos 3 anos, durante brincadeira livre com a mãe, em função de dados colhidos desde o nascimento.

Resultados

Foi observado que as meninas obtiveram melhores resultados que os meninos, porém, aquelas, cujas mães apresentavam DPP, interagiram mais. Já os meninos, obtiveram melhores resultados quando as mães não apresentavam DPP.

Conclusão

Constatou-se a influência do gênero e das variáveis socioafetivas de criação, incluindo a DPP, no desenvolvimento das crianças.

Linguagem; Depressão pós-parto; Relações mãe-filho; Gênero e saúde; Testes de linguagem


Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br