SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Habilidade de ordenação temporal e nível de especificidade nos diferentes testes tonaisPotenciais evocados auditivos de longa latência em campo sonoro em crianças audiologicamente normais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

SANTOS, Priscila Pereira dos et al. Medidas de imitância acústica de banda larga com estímulo chirp e tom puro em lactentes com normalidade de orelha média. Audiol., Commun. Res. [online]. 2015, vol.20, n.4, pp.300-304. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1602.

Objetivo:

Caracterizar os valores de reflectância e absorvância de banda larga em lactentes com integridade de orelha média.

Métodos:

Foram analisados os valores de reflectância e absorvância de banda larga, para os estímulos chirp e tom puro, de 31 orelhas de 18 lactentes, na faixa etária de 10 dias a cinco meses de idade. Considerou-se como critérios de inclusão: ausência de fator de risco para deficiência auditiva, timpanometria com sonda de 1000 Hz, sugerindo normalidade de orelha média e presença de emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente, na triagem auditiva neonatal.

Resultados:

Os valores de reflectância mostraram-se maiores para as baixas frequências, reduzindo para as médias e aumentando, novamente, para as frequências altas, enquanto para os valores de absorvância, o comportamento foi o oposto. Não existiu diferença significativa entre os estímulos chirp e tom puro.

Conclusão:

Observou-se um comportamento típico das medidas estudadas, caracterizado por maior reflectância nas frequências graves e maior absorvância para as frequências médias.

Palavras-chave : Orelha média; Testes de impedância acústica; Perda auditiva condutiva; Otite média; Audiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )