SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Potenciais evocados auditivos de longa latência em campo sonoro em crianças audiologicamente normaisAnálise comparativa do equilíbrio postural pela posturografia em pacientes com vertigem isolada ou associada com perda auditiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

FERNANDES, Renata; TSUNEMI, Miriam Harumi  e  ZUCKI, Fernanda. Perfil audiológico de motoristas agrícolas expostos: ruído e hidrocarbonetos. Audiol., Commun. Res. [online]. 2015, vol.20, n.4, pp.313-320. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2014-1533.

Objetivo:

Estabelecer o perfil audiológico de motoristas agrícolas expostos, simultaneamente, a ruído e hidrocarbonetos.

Métodos:

Foram analisados os prontuários de motoristas com queixas auditivas de uma empresa do ramo agrícola do município de Lençóis Paulista (SP), dentro do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). As informações analisadas foram: idade, tempo de exposição combinada a ruído e hidrocarbonetos e exames de audiometria tonal liminar de referência. Para a análise da influência da idade e do tempo de exposição sobre os limiares auditivos, ajustaram-se modelos de sobrevivência para dados grupados (riscos proporcionais e logísticos).

Resultados:

Verificou-se que os efeitos da idade e do tempo de exposição combinada a ruído e hidrocarbonetos foram significativos na perda de audição, nos modelos de riscos proporcionais e logísticos.

Conclusão:

É fundamental o desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção de perdas auditivas em motoristas agrícolas expostos aos agentes ruído e hidrocarbonetos.

Palavras-chave : Ruído; Audição; Exposição ocupacional; Compostos químicos; Hidrocarbonetos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )