Acessibilidade / Reportar erro

Audição e linguagem em crianças nascidas a termo e pré-termo

RESUMO

Objetivo

Analisar a maturação da via auditiva de crianças nascidas a termo e pré-termo, ao longo de dois anos e seis meses e comparar a maturação auditiva com o desenvolvimento das habilidades linguísticas dessas crianças.

Métodos

O estudo teve como desfecho clínico a observação e análise das respostas eletrofisiológicas auditivas de crianças, durante o primeiro mês de vida e aos 2 anos e 6 meses de idade. A amostra constituiu-se de oito crianças, de ambos os gêneros, sendo cinco nascidas a termo e três nascidas pré-termo. Realizou-se o Potencial Evocado Auditivo Cortical e a avaliação de linguagem, por meio do Protocolo de Observação Comportamental.

Resultados

Tanto os bebês nascidos a termo como os prematuros passaram por um período de maturação da via auditiva. Na correlação da idade gestacional e maturação da via auditiva, observou-se que, quanto maior a idade gestacional, maior a maturação da onda P1. Não houve correlação entre os resultados da avaliação de linguagem e a maturação da via auditiva.

Conclusão

Houve maturação da via auditiva no período de dois anos e seis meses, em ambos os grupos estudados. Observou-se correlação entre Idade Gestacional e a maturação de P1, demonstrando que, quanto maior a Idade Gestacional, maior a maturação deste componente. Quanto às habilidades de linguagem, não houve correlação com a maturação da via auditiva.

Audição; Potenciais evocados auditivos; Prematuro; Linguagem infantil; Idade gestacional

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br