SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Vocal handicap and coping strategy in dysphonia after laryngectomyDisabling hearing loss: analysis of associated factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Audiology - Communication Research

On-line version ISSN 2317-6431

Abstract

GUEDES-GRANZOTTI, Raphaela Barroso et al. Linguagem oral e escrita de crianças soropositivas para o HIV: um acompanhamento longitudinal. Audiol., Commun. Res. [online]. 2017, vol.22, e1852.  Epub July 24, 2017. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1852.

Introdução

A incidência de distúrbios do Sistema Nervoso Central (SNC) em portadores de HIV pode variar de 30% a 90% em pacientes pediátricos, sendo a idade, a intensidade e o comprometimento imunológico, fatores importantes.

Objetivo

Avaliar a leitura e a escrita de crianças com HIV e comparar com o desenvolvimento fonológico e com marcadores clínicos e imunovirológicos da AIDS.

Métodos

Estudo longitudinal com 26 crianças, 12 meninos e 14 meninas, que haviam contraído a infecção pelo HIV por transmissão vertical. Foram avaliadas quanto aos aspectos fonológicos da linguagem oral e reavaliadas cinco anos depois, quanto aos aspectos fonológicos e de leitura e escrita. Os dados obtidos foram avaliados de acordo com o estadiamento clínico da AIDS, carga viral e contagem de moléculas CD4, nos dois momentos.

Resultados

Observou-se relação entre o desenvolvimento fonológico e o desempenho acadêmico, na leitura e escrita de crianças com HIV. Não foi detectada relação entre os aspectos fonológicos, quanto às habilidades de leitura e escrita com estadiamento clínico e aos marcadores imunovirológicos da AIDS.

Conclusão

Crianças infectadas com HIV representam um grupo de risco para alterações da linguagem oral e escrita, que não dependem da gravidade e quadro clínico, ou do perfil imunovirológico da AIDS. Além disso, a relação observada entre as mudanças no desenvolvimento fonológico e o desenvolvimento da leitura e da escrita confirma a hipótese do deficit fonológico como uma das causas das dificuldades no processo de alfabetização.

Keywords : HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Criança; Linguagem; Fonoaudiologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )