Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho do vocabulário expressivo de pré-escolares de 4 a 5 anos da rede pública e particular de ensino

RESUMO

Introdução

O desempenho no vocabulário pode variar em razão de estímulos ambientais e contexto socioeconômico e cultural. Objetivo: Comparar o desempenho em prova de vocabulário expressivo entre pré-escolares da rede pública e privada de ensino, na faixa etária de 4 a 5 anos, e analisar os processos de substituição mais frequentes.

Métodos

A amostra foi composta por 86 pré-escolares, na faixa etária de 4 a 5 anos, de ambos os gêneros, sem sinais indicativos de síndromes, distúrbios neurológicos ou de linguagem. A amostra foi dividida em dois grupos: G1- grupo de pré-escolares da rede pública de ensino e G2- grupo de pré-escolares da rede privada de ensino. Todos os pré-escolares foram submetidos à triagem fonoaudiológica e à avaliação do vocabulário expressivo, por meio do Teste de Vocabulário do ABFW. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística, utilizando o teste Exato de Fisher e o teste T (p<0,05), considerando as ocorrências de Designações por Vocábulos Usuais, de Não Designações e de Processos de Substituição, por campo conceitual.

Resultados

O G2 apresentou melhor desempenho que o G1 no teste de vocabulário, havendo diferença significativa para todos os campos conceituais. Entretanto, quando comparado o desempenho dos pré-escolares com os parâmetros do teste, a maioria dos pré-escolares do G1 e do G2 apresentou desempenho adequado. Os processos de substituição mais frequentes foram os de hiperônimos e co-hipônimos próximos.

Conclusão

Pré-escolares da rede privada de ensino apresentaram melhor desempenho em prova de vocabulário expressivo. Além disso, os processos de substituição ocorreram com mais frequência em pré-escolares da rede pública de ensino, sendo os mais frequentes os de hiperônimo e co-hipônimo próximo.

Vocabulário; Semântica; Pré-escolar; Desenvolvimento da linguagem; Testes de linguagem

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br