Acessibilidade / Reportar erro

Influência da retroalimentação auditiva nos parâmetros acústicos vocais de indivíduos sem queixas vocais

RESUMO

Introdução:

A qualidade da emissão vocal é dependente da integridade do mecanismo de retroalimentação auditiva. A presença de eventuais falhas nesse mecanismo está relacionada à indução do abuso e/ ou mau uso vocal e, por conseguinte, do surgimento de quadros de disfonia.

Objetivo:

Avaliar a influência da retroalimentação auditiva na intensidade e na frequência da voz, em indivíduos sem queixas vocais.

Métodos:

Participaram da pesquisa 40 sujeitos do gênero feminino, sem queixas vocais e com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade. As participantes foram submetidas a uma avaliação auditiva, composta por audiometria tonal liminar, imitanciometria e por uma avaliação acústica vocal dos parâmetros de intensidade e frequência, realizada em três momentos: antes, durante e após a exposição ao ruído branco.

Resultados:

Houve diferença significativa na relação das médias obtidas na intensidade e entre o limiar dos reflexos acústicos contralaterais e as frequências vocais, nos três momentos da avaliação acústica.

Conclusão:

Os achados sugerem que a retroalimentação auditiva interfere no controle da intensidade e frequência vocal.

Palavras-chave:
Retroalimentação; Percepção auditiva; Qualidade da voz; Nível de discriminação sonora; Percepção sonora

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br