SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Escala de desenvolvimento auditivo e de linguagem na criança implantadaAlterações auditivas em recém-nascidos e lactentes com mielomeningocele índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

MACEDO, Julya et al. Associação entre disfunção temporomandibular e zumbido em idosos. Audiol., Commun. Res. [online]. 2018, vol.23, e1761.  Epub 11-Out-2018. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1761.

Objetivo

Verificar a associação entre zumbido e disfunção temporomandibular em idosos.

Métodos

Estudo transversal realizado com a inclusão de idosos com vida independente. A disfunção temporomandibular foi avaliada por exame odontológico e o zumbido foi verificado pela história médica. A análise estatística foi realizada utilizando o teste Qui-quadrado, o risco relativo e a regressão logística.

Resultados

O zumbido foi observado em 82,9% dos indivíduos com disfunção temporomandibular e, através desta análise, observou-se que a disfunção temporomandibular é um fator de risco para o zumbido.

Conclusão

Houve associação entre zumbido e disfunção temporomandibular na população idosa. Ressalta-se a importância de identificar fatores de risco para o zumbido, que podem ser modificados por meio de intervenções específicas, uma vez que esta prática é essencial na prevenção de episódios futuros, bem como na gestão do processo de tratamento de pacientes idosos, em geral.

Palavras-chave : Zumbido; Transtornos da articulação temporomandibular; Idoso; Audiologia; Odontologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )