SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23“Trocas nos sinais”: caracterização de processos fonológicos ocorridos durante a aquisição de Libras por pré-escolares surdosDesempenho de escolares na avaliação audiológica básica e na tarefa de integração binaural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

ADVINCULA, Karina Paes et al. Efeito da idade no processamento auditivo temporal: benefício da modulação do mascaramento e efeito do pós-mascaramento. Audiol., Commun. Res. [online]. 2018, vol.23, e1861.  Epub 08-Nov-2018. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1861.

Objetivo

Investigar o efeito da idade no benefício da modulação do ruído mascarante (masking release) e no pós-mascaramento ( forward masking).

Métodos

Participaram da pesquisa jovens (média de idade de 18 anos e quatro meses) e idosos (média de idade de 64 anos e três meses) falantes nativos do Português Brasileiro e com audição normal. Mediante uso de sentenças da versão brasileira do Hearing in Noise Test, determinou-se, para ambos os grupos, limiares de reconhecimento em presença de ruído estável e em presença de ruído modulado em amplitude (10 Hz). Para a pesquisa do pós-macaramento, foram determinados limiares auditivos em intervalos de tempo de 4, 16, 64 e 128 milissegundos, após a interrupção do ruído. Para avaliar a normalidade dos resultados obtidos, foi aplicado o teste de Shapiro-Wilk. Nas variáveis em que a normalidade foi indicada, aplicou-se o teste t de Student para amostras independentes e nos casos em que a normalidade não foi encontrada, aplicou-se o teste de Mann-Whitney. Foi considerado o nível de significância de 5%

Resultados

Observou-se o benefício da modulação do mascaramento nos dois grupos. Porém, esse benefício foi menor para o grupo dos idosos (p-valor < 0,001). Na investigação do pós-mascaramento, houve diferença significativa entre os grupos, na média de limiares em 128 milissegundos, após a cessação do ruído (p-valor = 0,006).

Conclusão

O estudo mostra efeito da idade no benefício de modulação do ruído mascarante e no pós-mascaramento.

Palavras-chave : Audição; Idoso; Mascaramento temporal; Percepção de fala; Ruído.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )