SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Relação entre medidas perceptivo-auditivas e de autoavaliação em pacientes com esclerose múltiplaComportamento vocal e condições de trabalho de professores após fonoterapia para tratamento de disfonia comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

DIDONE, Dayane Domeneghini et al. Efeito do estado atencional na detecção automática das respostas auditivas corticais em neonatos. Audiol., Commun. Res. [online]. 2018, vol.23, e1987.  Epub 03-Dez-2018. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1987.

Objetivo

O objetivo desse estudo foi comparar a latência e amplitude do potencial evocado auditivo cortical P1i entre neonatos em estado de alerta e durante o sono leve.

Métodos

Vinte e cinco neonatos com emissões otoacústicas evocadas transientes presentes foram testados, por meio do potencial evocado auditivo cortical (PEAC), sendo dez em estado de alerta e 15 durante o sono leve. Para pesquisa dos potenciais corticais, utilizou-se o equipamento Hearlab System, de um canal, no módulo Cortical Tone Evaluation (CTE). O potencial P1i foi pesquisado de forma monoaural, na intensidade de 80 dBnNA, para as frequências de 500, 1000, 2000 e 4000Hz. A detecção do P1i foi feita de maneira automática pelo equipamento. A marcação da latência e amplitude foi realizada por três juízes.

Resultados

Não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos de neonatos para os valores de amplitude e latência, nas quatro frequências testadas.

Conclusão

Não houve influência do estado comportamental dos neonatos na avaliação do potencial cortical P1i.

Palavras-chave : Potenciais evocados auditivos; Sono; Audição; Neonatos; Eletrofisiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )