SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Resposta auditiva de estado estável e avaliação comportamental em crianças de 6 a 48 mesesOcorrência de alterações auditivas em lactentes expostos à transmissão vertical do HIV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

ARAKAWA-BELAUNDE, Aline Megumi et al. Desenvolvimento e avaliação de um website sobre a Doença de Alzheimer e suas consequências para a comunicação. Audiol., Commun. Res. [online]. 2018, vol.23, e1956.  Epub 03-Dez-2018. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1956.

Objetivo

Apresentar o desenvolvimento de um website com informações sobre a doença de Alzheimer (DA) e suas consequências para a comunicação e verificar a qualidade técnica e das informações fornecidas ao público idoso, cuidadores de idosos e fonoaudiólogos.

Métodos

Foi elaborado um website, contendo informações sobre a doença de Alzheimer, buscando-se uma linguagem simples e clara, com conteúdo sucinto, analisadas pelo índice de Flesch, que demonstrou a maior parte do conteúdo (75% dos submenus) com grau de legibilidade relacionado ao percentil correspondente a “fácil”. A elaboração do website seguiu as etapas de análise e planejamento, modelagem, implementação e avaliação. A avaliação foi realizada por 16 idosos, 12 cuidadores de idosos e 28 fonoaudiólogos. A análise estatística foi realizada por meio do teste Kruskal-Wallis e coeficiente de correlação de Spearman.

Resultados

A pesquisa contou com a participação de pessoas com diferentes níveis educacionais, que acessavam a Internet com frequência, observando-se prevalência do gênero feminino. A análise do conteúdo apontou diferença estatisticamente significativa no escore geral entre idosos versus cuidadores e fonoaudiólogos, além dos submenus relacionados ao cérebro e à DA, as fases e os impactos na comunicação. O conteúdo do website foi avaliado como “excelente” e qualidade técnica do website apresentou-se como “adequada”.

Conclusão

O website foi desenvolvido dentro das etapas propostas, sendo sua qualidade técnica e conteúdo uma fonte de consulta ou de complementação de informações fidedignas. Ajustes dos conteúdos de alguns submenus podem ser realizados para atender ao público idoso, porém, o respaldo técnico mostra-se presente frente à avaliação dos fonoaudiólogos.

Palavras-chave : Doença de Alzheimer; Fonoaudiologia; Idoso; Cuidadores; Promoção da Saúde; Internet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )