SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivasProcessos de designação e substituição semântica usados por crianças falantes de Português Europeu numa prova de vocabulário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

CALARGA, Karenina Santos; ROCHA-MUNIZ, Caroline; JUTRAS, Benoît  e  SCHOCHAT, Eliane. Tradução e adaptação de um software de treinamento da escuta no ruído para o português brasileiro. Audiol., Commun. Res. [online]. 2018, vol.23, e1935.  Epub 03-Dez-2018. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1935.

Objetivo

Traduzir e adaptar o software Logiciel d’Écoute dans le Bruit - LEB, verificar sua efetividade e jogabilidade em um grupo de escolares sem queixas auditivas e/ou de aprendizagem.

Métodos

A efetividade foi investigada por meio da análise do desempenho de dois grupos pareados, antes e depois do treinamento, no teste de fala comprimida. O grupo treinado (GT), constituído por 22 escolares, entre 9 a 10 anos de idade, recebeu treinamento com o software e o grupo controle (GC), composto por 20 escolares da mesma faixa etária, não recebeu nenhum tipo de estimulação. Após o treinamento, os sujeitos do GT responderam a uma avaliação qualitativa sobre o software.

Resultados

Os comandos foram compreendidos e executados com facilidade e eficácia. O questionário revelou que o LEB foi bem aceito e estimulante, proporcionando novos aprendizados. O GT apresentou evoluções significativas, em comparação ao GC.

Conclusão

O êxito na tradução, adaptação e jogabilidade do software fica evidenciado pelas mudanças observadas na habilidade de fechamento auditivo, sugerindo sua efetividade para treinamento da percepção da fala no ruído.

Palavras-chave : Audição; Transtornos da percepção auditiva; Reabilitação; Software; Estimulação auditiva; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )