Acessibilidade / Reportar erro

A percepção do idoso sobre a comunicação no processo de envelhecimento

RESUMO

Objetivo

Verificar a percepção dos idosos sobre seu processo de comunicação no envelhecimento.

Métodos

Estudo qualitativo, com base na metodologia pesquisa-ação-participante, desenvolvido por meio do Itinerário de pesquisa de Paulo Freire, que consiste de três etapas dialéticas: investigação temática; codificação e descodificação e desvelamento crítico. O estudo desenvolveu-se em quatro Círculos de Cultura, no período de junho a julho de 2017, incluindo a participação de dez idosos de uma universidade aberta da terceira idade.

Resultados

A partir do diálogo, foram enunciadas temáticas que envolveram o desvelamento das tecnologias e seu impacto na comunicação dos idosos. Destacaram-se a fragilidade dos participantes, em relação aos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, e a dificuldade apresentada por este público nos processos interativos, principalmente relacionados à família, decorrentes do uso em grande escala destas ferramentas.

Conclusão

Não foram mencionados, pelos participantes, aspectos patológicos, ou em relação às perdas funcionais do processo de envelhecimento, mas o interesse em dialogar sobre as tecnologias de informação de comunicação. O estudo representou a percepção dos participantes nos Círculos de Cultura, evidenciando a relevância de metodologias, como a de Paulo Freire, na discussão de temas que tangem o cotidiano das pessoas, contribuindo para um processo reflexivo que busca a melhora da qualidade de vida.

Descritores:
Fonoaudiologia; Envelhecimento; Comunicação; Promoção da saúde; Tecnologia da informação

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br