Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do efeito da idade sobre a função vestibular por meio do Teste do Impulso Cefálico (v-HIT)

RESUMO

Objetivo

avaliar o efeito da idade sobre o ganho do reflexo vestíbulo-ocular por meio do v-HIT.

Métodos

estudo transversal, analítico, observacional, realizado com 90 indivíduos sem alterações otoneurológicas autorrelatadas, que foram submetidos ao exame v-HIT, com o intuito de avaliar o ganho dos canais semicirculares e a velocidade dos impulsos cefálicos.

Resultados

a idade da amostra variou de 20 a 83 anos. Optou-se pela divisão em três faixas etárias para facilitar a análise: 18 a 30 anos; 31 a 59 anos e maior que 60 anos. Houve diminuição dos ganhos do reflexo vestíbulo-ocular dos canais semicirculares anterior direito e posteriores com o aumento da idade. As médias do ganho dos canais semicirculares foram próximas a 1 e as velocidades, acima de 100º/s.

Conclusão

as médias do ganho dos canais semicirculares estiveram de acordo com os padrões de normalidade da literatura. Apenas os canais semicirculares posteriores e o anterior direito apresentaram redução do ganho com o aumento da idade.

Palavras-chave:
Orelha interna; Canais semicirculares; Movimentos sacádicos; Equilíbrio postural; Envelhecimento

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br