Moyeda. (2017)(77 Moyeda IXG. Influencia de un entrenamiento en discriminación de estímulos tonales en la conciencia fonológica de niños preescolares. Estudio piloto. Rev Iberoam Investig Desarro Educ. 2017;8(15):529-47.) México |
Verificar os efeitos de um treinamento na discriminação de propriedades tonais de estímulos musicais na consciência fonológica. |
The Primary Measures of Music Audition (PMMA). Bateria de Consciência Fonológica. |
Entre 4 anos e 6 meses a 5 anos e 3 meses. |
28 crianças. |
20 sessões com média de 25 minutos de duração 6 sessões de avaliação e 14 sessões para treinamento. |
Habibi et al. (2016)(1515 Habibi A, Cahn BR, Damasio A, Damasio H. Neural correlates of accelerated auditory processing in children engaged in music training. Dev Cogn Neurosci. 2016;21:1-14. http://dx.doi.org/10.1016/j.dcn.2016.04.003. PMid:27490304. http://dx.doi.org/10.1016/j.dcn.2016.04....
). EUA |
Investigar os efeitos de um programa de treinamento musical no desenvolvimento auditivo de crianças comparado com crianças com treinamento esportivo e sem nenhum treinamento. |
Escala de Inteligência Wechsler (WISC-II). Tarefa de percepção tonal. Tarefa de discriminação tonal / rítmica. Potenciais evocados auditivos de longa latência (estímulos usados: violino, piano e tons puros). Eletroencefalografia (EEG). |
No início do estudo tinham entre 6 e 7 anos. |
37 participantes sendo 13 do grupo com treinamento musical, 11 do grupo com treinamento esportivo e 13 do grupo sem treinamento. |
2 anos. |
Kraus e Strait (2015)(1616 Kraus N, Strait DL. Emergence of biological markers of musicianship with school‐based music instruction. Ann N Y Acad Sci. 2015;1337(1):163-9. http://dx.doi.org/10.1111/nyas.12631. PMid:25773631. http://dx.doi.org/10.1111/nyas.12631...
). EUA |
Investigar o surgimento de marcadores biológicos de musicalidade em crianças e adolescentes com treinamento musical. |
Frequency following response (FFR). |
Não especifica. Autores citam somente crianças e adolescentes. |
26 crianças com treinamento musical. |
1 a 3 anos. |
Moreno et al. (2015)(1717 Moreno S, Lee Y, Janus M, Bialystok E. Short‐term second language and music training induces lasting functional brain changes in early childhood. Child Dev. 2015;86(2):394-406. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12297. PMid:25346534. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12297...
). Canadá |
Avaliar efeitos imediatos e duradouros do treinamento musical e da segunda língua na primeira infância. |
Eletroencefalografia (EEG). Mismatch Negativity (MMN). Late Discriminative Negativity (LDN). Estímulos: vogal e nota. |
Entre 4 e 6 anos. |
36 participantes, 18 em cada grupo. Após 1 ano retornaram 16 crianças do grupo francês e 14 do grupo musical. |
Duas sessões de 1 hora por dia durante 20 dias. |
Strait et al. (2013)(1818 Strait DL, Parbery-Clark A, O’Connell S, Kraus N. Biological impact of preschool music classes on processing speech in noise. Dev Cogn Neurosci. 2013;6:51-60. http://dx.doi.org/10.1016/j.dcn.2013.06.003. PMid:23872199. http://dx.doi.org/10.1016/j.dcn.2013.06....
). EUA |
Determinar o impacto neural do treinamento musical comparando respostas auditivas de tronco encefálico (PEATE) com estímulos de fala em ambientes silenciosos e ruidosos. |
Peabody Picture Vocabulary Test. Frequency Following Response (FFR). |
Entre 3 e 5 anos. |
32 crianças. 18 músicos e 14 não músicos. |
No mínimo doze meses consecutivos antes da data do teste. |
Moreno e Besson (2005)(1919 Moreno S, Besson M. Influence of musical training on pitch processing: event‐related brain potential studies of adults and children. Ann N Y Acad Sci. 2005;1060(1):93-7. http://dx.doi.org/10.1196/annals.1360.054. PMid:16597755. http://dx.doi.org/10.1196/annals.1360.05...
). França |
Verificar a influência do treinamento musical no processamento de pitch.
|
Eletroencefalografia (EEG). |
8 anos. |
20 crianças, sendo que 10 receberam treinamento musical e as outras 10 em pintura. |
8 semanas. |
Shahin et al. (2004)(2020 Shahin A, Roberts LE, Trainor LJ. Enhancement of auditory cortical development by musical experience in children. Neuroreport. 2004;15(12):1917-21. http://dx.doi.org/10.1097/00001756-200408260-00017. PMid:15305137. http://dx.doi.org/10.1097/00001756-20040...
). Canadá |
Avaliar se os componentes do Potencial Evocado Auditivo são sensíveis à experiência musical em crianças e, em caso afirmativo, quais componentes são afetados. |
Eletroencefalografia (EEG). |
4 e 5 anos. |
Amostra transversal: 24 crianças sem treinamento musical. Amostra de treinamento: 13 crianças sendo 7 com treinamento musical e 6 sem treinamento. |
1 ano. |
Slater et al. (2015)(2121 Slater J, Skoe E, Strait DL, O’Connell S, Thompson E, Kraus N. Music training improves speech-in-noise perception: Longitudinal evidence from a community-based music program. Behav Brain Res. 2015;291:244-52. http://dx.doi.org/10.1016/j.bbr.2015.05.026. PMid:26005127. http://dx.doi.org/10.1016/j.bbr.2015.05....
). EUA |
Verificar a influência do treinamento musical na percepção da fala no ruído. |
Escala Wechsler. The Hearing in Noise Test (HINT). |
8 anos. |
46 crianças. Grupo 1: 19 Grupo 2: 27 |
Grupo 1: 1 ano de treinamento. Grupo 2: 2 anos de treinamento. |
Chobert et al. (2012)(88 Chobert J, François C, Velay JL, Besson M. Twelve months of active musical training in 8-to 10-year-old children enhances the preattentive processing of syllabic duration and voice onset time. Cereb Cortex. 2012;24(4):956-67. http://dx.doi.org/10.1093/cercor/bhs377. PMid:23236208. http://dx.doi.org/10.1093/cercor/bhs377...
). França |
Verificar a influência do treinamento musical no processamento pré-atentivo da duração silábica e do tempo de início da voz. |
Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-IV). Mismatch Negativity (MMN). Voice Onset Time (VOT). Eletroencefalografia (EEG). |
8 a 10 anos. |
24 crianças. 12 Grupo com treinamento musical e 12 Grupo Controle. |
12 meses. |
Moreno et al. (2008)(99 Moreno S, Marques C, Santos A, Santos M, Castro SL, Besson M. Musical training influences linguistic abilities in 8-year-old children: more evidence for brain plasticity. Cereb Cortex. 2008;19(3):712-23. http://dx.doi.org/10.1093/cercor/bhn120. PMid:18832336. http://dx.doi.org/10.1093/cercor/bhn120...
). Portugal |
Avaliar a influência do treinamento musical nas habilidades linguísticas em crianças. |
Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III). Digit Span. Testes específicos de leitura em português. Eletroencefalografia (EEG). |
8 anos. |
32 crianças. 16 para grupo de música e 16 grupo controle. |
9 meses. |