SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças: revisão sistemáticaA linguagem na Síndrome de Treacher Collins: uma análise dialógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

ALTMANN, Raira Fernanda; SILVEIRA, Arieli Bastos da  e  PAGLIARIN, Karina Carlesso. Intervenção fonoaudiológica na afasia expressiva: revisão integrativa. Audiol., Commun. Res. [online]. 2019, vol.24, e2100.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 2317-6431.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2100.

Introdução

Por meio da intervenção fonoaudiológica, é possível diminuir os sintomas da afasia.

Objetivos

Verificar os métodos de intervenção fonoaudiológica na afasia expressiva.

Estratégia de pesquisa

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Realizou-se a busca nas bases SciELO, PubMed e PsycINFO, no período de fevereiro a abril de 2018. Para as bases de dados PubMed e PsycINFO foram estabelecidos os descritores em inglês “non-fluent aphasia”, OR “broca” OR “transcortical motor aphasia” OR “motor aphasia” OR “amnestic aphasia” OR “semantic aphasia” OR “dymanic aphasia” OR “anomi*” AND “intervention” OR “therapy” OR “rehabilitation” OR “treatment”. Para base SciELO, apenas o descritor “aphasia”.

Critérios de seleção

Artigos publicados nos últimos dez anos (de 2009 a 2018) em português, inglês ou espanhol foram incluídos, sendo ou não de periódicos de acesso livre, além de estudos com indivíduos com idade superior a 19 anos. Foram excluídos artigos não relacionados à terapia tradicional, estudos que não apresentassem indivíduos com afasia expressiva e aqueles que tratavam de distúrbios motores de fala, como disartria e apraxia pura. Estudos de revisão de literatura e que envolvessem participantes bilíngues também foram excluídos.

Resultados

Um total de 174 artigos foram encontrados. Após análise e aplicação dos critérios de seleção estabelecidos, foram selecionados 32 artigos completos. Entre as terapias tradicionais encontradas, observaram-se: terapia de recuperação de palavras, terapia melódica e terapia conversacional.

Conclusão

A terapia de recuperação de palavras foi o método tradicional mais utilizado.

Palavras-chave : Afasia; Reabilitação; Fonoterapia; Linguagem; Revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )