SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Instrumento Quality of Care Scale aplicado a usuários da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: uma análise psicométricaResultados audiológicos em um grupo de crianças com microcefalia pela síndrome congênita do Zika virus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Resumo

SOUZA, Ana Carla Filgueira de Souza e; SILVA, Luciana Lyra Casais-e  e  SENA, Eduardo Pondé de. Análise comparativa do vocabulário expressivo de crianças nascidas pré-termo e a termo. Audiol., Commun. Res. [online]. 2020, vol.25, e2269.  Epub 29-Jul-2020. ISSN 2317-6431.  https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2269.

Objetivo

Comparar o desempenho de crianças nascidas pré-termo e a termo na avaliação do vocabulário expressivo.

Métodos

A avaliação do vocabulário foi realizada por meio do ABFW – Teste de Linguagem Infantil, em 40 crianças, na faixa etária de 2 a 4 anos, sendo 20 nascidas pré-termo e 20 nascidas a termo, pareadas conforme idade e sexo. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes, adotando-se o nível de significância menor que 5%.

Resultados

Observou-se diferença estatística entre o grupo pré-termo e a termo nas designações por vocábulos usuais nos campos conceituais: vestuário, móveis e utensílios e profissões; nas não designações, nos campos: profissões e locais e nos processos de substituição nos campos vestuário, profissões, locais, formas e cores.

Conclusão

Sugere-se uma possível relação entre o nascimento prematuro e dificuldades no desenvolvimento do vocabulário. Destaca-se a importância da intervenção precoce nesses casos, a fim de evitar ou minimizar repercussões no desenvolvimento da linguagem e na fase escolar.

Palavras-chave : Desenvolvimento da linguagem; Linguagem infantil; Desenvolvimento infantil; Testes de linguagem; Nascimento prematuro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )