RESUMO
Objetivo
analisar o efeito imediato do exercício de sucção de ar na qualidade vocal e na autoavaliação vocal de professoras.
Métodos
trata-se de um estudo piloto de intervenção. Participaram 13 professoras disfônicas da rede particular do ensino fundamental, com média de idade de 35 anos e 10 meses. O exercício de sucção de ar foi realizado dez vezes, por cada participante. Os desfechos mensurados foram: avaliação perceptivoauditiva da voz, análise acústica da voz e autoavaliação vocal. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial.
Resultados
não houve diferença nos parâmetros acústicos e perceptivoauditivos mensurados antes e após a intervenção. Houve proporção significativamente maior de professoras que autoavaliaram a voz como melhor, após a intervenção.
Conclusão
o exercício de sucção de ar produz efeitos imediatos positivos na autoavaliação vocal de professores.
Palavras-chave:
Disfonia; Docente; Treinamento vocal; Terapia; Saúde do trabalhador