SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Effect of the Cantareira System on the flow regime in Piracicaba River basinEfficiency of MLP architecture on closed-loop mode for the simulation of a hydrological system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RBRH

On-line version ISSN 2318-0331

Abstract

VIANA, Edna Maria de Faria et al. Análise do comportamento hidráulico de um mecanismo de transposição de peixes do tipo escada com ranhura vertical em duas declividades. RBRH [online]. 2016, vol.21, n.4, pp.811-820.  Epub Oct 17, 2016. ISSN 2318-0331.  http://dx.doi.org/10.1590/2318-0331.011615129.

Diferentes sistemas hidráulicos instalados em barramentos têm sido utilizados como Mecanismos de Transposição de Peixes (MTP’s) e se constituem em uma alternativa para o movimento migratório de peixes para reprodução (“piracema”). A variação da declividade do MTP influencia a extensão do mesmo e consequentemente o custo final do mecanismo. Para determinar a melhor declividade do sistema, é necessário verificar parâmetros que influenciam a migração dos peixes, como campos de velocidades, níveis de dissipação de energia e tensão cisalhante de Reynolds nos tanques além do conhecimento de variáveis biológicas das espécies aquáticas a serem transpostas. No entanto, esses parâmetros não são avaliados conjuntamente, e alguns deles são avaliados pela média do escoamento em todo o tanque. Este trabalho apresenta uma análise dos principais parâmetros hidráulicos em tanque um tanque de um mecanismo do tipo escada com ranhura vertical em duas declividades, 6% e 12%, que se encontram próximo aos limites adotados nesse tipo de projeto. Os mapas dos parâmetros hidráulicos mostram que a declividade de 6% é a mais indicada para o projeto desse tipo de MTP, pois os seus níveis de velocidades, dissipação de energia e de tensão cisalhante de Reynolds são mais compatíveis com as condições ideais para a passagem de peixes. Para a declividade de 12% ocorre limitação de área possível de passagem do peixe devido a dissipação de energia e tensão cisalhante de Reynolds locais.

Keywords : Mecanismo de transposição de peixes; Comportamento hidráulico; Escada com ranhura vertical; Declividade de canais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )