SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Conetividade entre Áreas Úmidas, APA do Banhado Grande, RSAtuação da cobrança pelo uso da água de domínio da união como instrumento de gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio São Francisco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RBRH

versão On-line ISSN 2318-0331

Resumo

FANTIN, Lucas Luiz Dall'Orto; REIS, José Antonio Tosta dos  e  MENDONCA, Antonio Sérgio Ferreira. Proposta metodológica para pré-seleção de sistemas de tratamento de esgoto no âmbito de bacias hidrográficas. RBRH [online]. 2017, vol.22, e12.  Epub 02-Fev-2017. ISSN 2318-0331.  http://dx.doi.org/10.1590/2318-0331.011716079.

O processo de seleção de uma estação de tratamento de esgoto é complexo quando observado do ponto de vista de uma bacia hidrográfica, onde existem múltiplos lançamentos apresentando diferentes cargas e corpos d’água com diferentes capacidades de assimilação. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo estabelecer metodologia para a pré-seleção de alternativas de tratamento de esgoto no âmbito de bacias hidrográficas. A proposta metodológica envolve o uso combinado de modelo de qualidade de água, técnica de otimização e um conjunto de critérios de natureza técnica e econômica associados aos diferentes sistemas de tratamento de esgotos. Para avaliação da metodologia proposta foram considerados diferentes cenários de disposição de efluentes na bacia hidrográfica do rio Pardo, importante afluente do rio Itapemirim, curso d’água da porção sul do estado do Espírito Santo. Os resultados indicaram que o modelo de otimização que buscou a minimização das eficiências de tratamento no âmbito da bacia, permitindo uso da capacidade e de autodepuração dos cursos d’água, selecionou sistemas de tratamento que variaram da combinação de reatores UASB e lagoas de polimento a sistemas de infiltração lenta, alternativas de tratamento que apresentaram menores estimativas de custos presentes líquidos. A incorporação da equidade entre os sistemas de tratamento aumentou significativamente os custos presentes líquidos totais associados ao tratamento de esgoto no âmbito da bacia hidrográfica.

Palavras-chave : Modelo de qualidade de água; Otimização; Algoritmo genético; Tratamento de esgotos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )