SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Data assimilation using the ensemble Kalman filter in a distributed hydrological model on the Tocantins River, BrasilModified NRCS-CN-TUH methods for distributed rainfall-runoff modeling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RBRH

Print version ISSN 1414-381XOn-line version ISSN 2318-0331

Abstract

ULIANA, Eduardo Morgan et al. Aplicação dos modelos hidrológicos SAC-SMA e IPH II na bacia do rio Teles Pires, Brasil. RBRH [online]. 2019, vol.24, e15.  Epub Apr 11, 2019. ISSN 1414-381X.  https://doi.org/10.1590/2318-0331.241920180082.

A parametrização e a análise do desempenho de um modelo hidrológico permitem sua consolidação para avaliação de estratégias de gerenciamento de recursos hídricos e para previsão de eventos extremos. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho dos modelos chuva-vazão Soil Moisture Accounting (SAC-SMA) e IPH II para predição de vazões na bacia do rio Teles Pires, localizada na região amazônica do estado de Mato Grosso, Brasil. Os modelos foram calibrados de forma automática com o algoritmo Shuffled Complex Evolution (SCE-UA) e validados para cinco seções de monitoramento de vazão. Os resultados mostraram que ambos os modelos são adequados na modelagem de vazões diárias na bacia do rio Teles Pires e que apresentam melhor desempenho para estimativa de vazões em bacias com maior área de drenagem. Além disso, conclui-se que a complexidade de um modelo hidrológico chuva-vazão não é necessariamente sinônimo de melhores estimativas. Apesar de o modelo SAC-SMA ser mais complexo e apresentar maior detalhamento dos processos hidrológicos, ele não conseguiu superar o desempenho do IPH II em todas as seções de monitoramento de vazão do rio Teles Pires.

Keywords : Chuva-vazão; Modelo concentrado; Planejamento de recursos hídricos; Previsão de vazão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )