SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue5Hyposalivation, acidic saliva, decayed teeth and oral yeast prevalence in children with mucopolysaccharidosisGlobally chaotic analysis of Heart Rate Variability during acute auditory stimulus by heavy metal music author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


MedicalExpress

Print version ISSN 2318-8111On-line version ISSN 2358-0429

Abstract

BOTELHO, Marco Antonio et al. EFEITOS DE NANOEMULSÃO TRANSDÉRMICA DOSIMETRADA DE TESTOSTERONA EM MULHERES PERI- E PÓS-MENOPAUSA: UM NOVO PROTOCOLO PARA O TRATAMENTO DE LIBIDO REDUZIDO. MedicalExpress (São Paulo, online) [online]. 2015, vol.2, n.5, M150503. ISSN 2358-0429.  https://doi.org/10.5935/MedicalExpress.2015.05.03.

OBJETIVO:

Investigar a eficácia de uma nanoemulsão transdérmica de testosterona associada à terapia com estrogênio transdérmico como tratamento para a perda emergente da libido.

MÉTODOS:

Vinte e quatro mulheres, com idade entre 31-75 anos (idade média de 51,7), com perda emergente de libido foram incluídas num protocolo para tratamento de libido reduzida com uma formulação transdérmica de 500 µg/dia de testosterona (biolípido/B2®-testosterona) com 12 semanas de duração, como parte de um estudo prospectivo aberto em mulheres peri- e pós-menopausa. As participantes aplicaram a formulação no antebraço direito. Os parâmetros clínicos e laboratoriais, incluindo as queixas sexuais foram comparados entre os valores iniciais e 12 semanas após o tratamento. Mediram-se as concentrações séricas de testosterona, insulina, proteína C-reactiva, o peso, a pressão arterial; o índice de massa corporal e a circunferência da cintura.

RESULTADOS:

A média de testosterona total no soro aumentou significativamente (p = 0,009) após 12 semanas de tratamento. Não foram observados efeitos adversos ou androgênicos. Registraram-se reduções significativas (p < 0,05) sobre as queixas sexuais, da pressão arterial, do índice de massa corporal e da circunferência da cintura após o tratamento transdérmico com nanoemulsão de testosterona.

CONCLUSÃO:

O protocolo mostrou eficacia em aumentar os níveis de testosterona em e melhorar a libido em mulheres peri e pós-menopausa com baixa libido.

Keywords : deficiência androgênica; menopausa; nanotecnologia; via transdérmica; testosterona; nanopartículas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )