SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue5The impact of interleukin-13 receptor expressions in cell migration of astrocytomas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


MedicalExpress

Print version ISSN 2318-8111On-line version ISSN 2358-0429

Abstract

RIO, Rute et al. O EFEITO DA GRAVIDEZ SOBRE A BIOQUÍMICA SALIVAR. MedicalExpress (São Paulo, online) [online]. 2015, vol.2, n.5, M150506. ISSN 2358-0429.  https://doi.org/10.5935/MedicalExpress.2015.05.06.

OBJETIVO:

Os achados relativos às análises sialométricas e sialoquímicas durante a gravidez não são consistentes, e por vezes são mesmo contraditórias. Assim, fizemos uma revisão da literatura e comparamos os níveis salivares de cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloreto, glucose, α-amilase, pH e a taxa de fluxo salivar entre mulheres grávidas e não grávidas, bem como, avaliamos a evolução desses parâmetros ao longo da gravidez.

MÉTODO:

Realizamos um estudo transversal comparando a bioquímica salivar de um grupo inicial de 30 mulheres grávidas com um grupo inicial de 30 mulheres não gestantes da mesma idade seguido de um estudo longitudinal avaliando as mulheres grávidas no primeiro e terceiro trimestre de gravidez.

RESULTADO:

As mulheres grávidas apresentaram um pH da saliva não estimulada ácido, mas um pH da saliva estimulada neutro, assim como diminuição dos níveis salivares de cálcio, aumento dos níveis salivares de fosfato, e uma diminuição progressiva nos níveis de glicose na saliva ao longo da gravidez.

CONCLUSÃO:

A gravidez muda significativamente o ambiente bioquímico oral, criando condições favoráveis para o desenvolvimento de patologia oral, em particular da cárie dentária.

Keywords : Saliva; gravidez; cálcio; fósforo; glicose.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )