LIVROS |
A |
B |
C |
D |
E |
F |
JUÍZES |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
RECONHECER |
Apresenta modelos positivos? |
P |
S |
S |
P |
P |
P |
S |
P |
S |
S |
P |
S |
Ensina o pensamento crítico e habilidades de tomada de decisão? |
N |
P |
N |
P |
N |
P |
P |
N |
S |
P |
N |
P |
Apresenta personagens com os quais os leitores possam se identificar? |
S |
P |
P |
P |
N |
P |
S |
N |
S |
S |
S |
S |
Ensina sobre as partes íntimas e anatomia do seu próprio corpo? |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
P |
N |
S |
P |
Desmistifica o sexo e contribui para atitudes saudáveis em relação à sua sexualidade e seu corpo? |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
P |
N |
N |
N |
N |
P |
Fornece instruções explícitas sobre a posse de seu próprio corpo (meu corpo me pertence)? |
N |
P |
S |
P |
N |
N |
N |
N |
P |
S |
S |
S |
Evita soluções simples que não são úteis ou realistas, pois não existem finais felizes sem trabalho árduo? |
S |
S |
N |
N |
N |
P |
N |
N |
S |
S |
P |
P |
Ajuda a discriminar entre um toque adequado e inadequado? |
N |
P |
P |
N |
P |
P |
P |
N |
P |
P |
S |
S |
Ajuda a discriminar a diferença entre segredos e surpresas, ressaltando que alguns segredos devem ser informados? |
N |
N |
P |
P |
P |
N |
P |
N |
P |
P |
N |
P |
Ensina que os adultos às vezes agem de forma inadequada ou inapropriada? |
P |
S |
P |
N |
S |
P |
S |
P |
S |
S |
P |
S |
Procura diferenciar os tipos de abusos sexuais, diferenciando ainda carícias abusivas de toques afetuosos? |
N |
N |
N |
P |
N |
S |
P |
N |
N |
N |
P |
P |
Inclui informações para ajudar os leitores a reconhecer se os mesmos são vítimas de abuso? |
P |
P |
N |
P |
P |
N |
N |
N |
P |
S |
P |
S |
É cuidadoso ao apresentar o(a) ofensor(a)? |
P |
S |
P |
N |
P |
P |
N |
N |
S |
S |
S |
P |
Salienta que o comportamento inadequado de um adulto nunca é culpa da criança? |
N |
P |
N |
N |
P |
N |
S |
N |
P |
P |
N |
N |
Ensina que as vítimas não têm um estereótipo, ou seja, podem ser de qualquer gênero, idade e etnia? |
N |
N |
N |
N |
P |
N |
P |
N |
N |
S |
N |
P |
Ensina que não existe um estereótipo de ofensor, que o mesmo pode ser um adulto do sexo masculino ou feminino, ou ainda uma criança maior ou adolescente? |
N |
N |
N |
N |
P |
N |
N |
N |
N |
S |
N |
P |
Ensina que os ofensores podem ser pessoas de sua confiança ou pessoas conhecidas? |
P |
S |
P |
P |
S |
P |
P |
P |
P |
S |
N |
N |
RESISTIR |
Ensina normas de segurança geral (endereço, telefone, telefones de emergência) para crianças? |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
P |
N |
P |
Ensina à criança que ela pode dizer não e rejeitar insinuações não desejadas? |
N |
P |
N |
P |
P |
N |
P |
N |
P |
P |
P |
S |
Fornece a exposição repetida de mensagens de segurança? |
N |
P |
N |
N |
P |
N |
N |
N |
P |
N |
P |
S |
Salienta que as crianças têm o direito de ficar em segurança? |
P |
S |
N |
S |
P |
P |
P |
N |
S |
S |
P |
S |
RELATAR |
Ensina à criança a identificar pessoas de sua confiança? |
N |
N |
P |
P |
P |
P |
P |
N |
S |
P |
S |
S |
Incentiva a criança a relatar a um adulto de confiança sobre coisas que a incomodam? |
P |
P |
N |
S |
S |
P |
S |
P |
S |
S |
S |
S |
Incentiva a denúncia e a notificação dos casos? |
P |
N |
P |
P |
P |
P |
N |
N |
S |
S |
N |
P |
OUTRAS |
Oferece oportunidade para a participação ativa das crianças durante a leitura? |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
S |
P |
Fornece material de apoio para pais e professores? |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
S |
P |
Evita cenas gráficas de abuso e violência? |
S |
S |
S |
S |
S |
P |
S |
N |
S |
S |
S |
P |