Aguiar et al. (2014)Aguiar, A. P., Kieling, R. R., Costa, A. C., Chardosim, N., Dorneles, B. V., Almeida, M. R., ...Rohde, L. A. (2014). Increasing teachers' knowledge about ADHD and learning disorders: An investigation on the role of a psychoeducational intervention. Journal of Attention Disorders, 18(8),691-698. doi: 10.1177/1087054712453171 https://doi.org/10.1177/1087054712453171...
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Professores do Ensino Fundamental |
Não há |
TDAH (sintomas, etiologia, vinhetas clínicas, estratégias para lidar com os transtornos) |
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Altin et al. (2016)Altin, M., Altin, G. E., & Semerci, B. (2016). An online survey of Turkish psychiatrists' attitudes about and experiences of adult attention deficit hyperactivity disorder in clinical practice. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 12,2455-2461. doi: 10.2147/NDT.S110720 https://doi.org/10.2147/NDT.S110720...
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Adultos com TDAH |
Parte do tratamento que ajuda pacientes e familiares a dar sentido aos sintomas, transtorno e seus prejuízos. |
Não há |
Não há |
Anderson & Guthery (2015)Anderson, S. B., & Guthery, A. M. (2015). Mindfulness- based psychoeducation for parents of children with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: An applied clinical project. Journal of Child and Adolescent Psychiatric Nursing, 28(1),43-49. doi: 10.1111/jcap.12103 https://doi.org/10.1111/jcap.12103...
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Pais de crianças com TDAH ou traços do TDAH |
Não há |
Mindfulness
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Estresse |
Asherson (2012)Asherson, P. (2012). ADHD across the lifespan. Medicine, 40(11),623-627. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.mpmed.2012.08.007
http://dx.doi.org/10.1016/j.mpmed.2012.0...
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Adolescentes e adultos com TDAH |
Não há |
Medicação e estratégias de enfrentamento |
Não há |
Bai et al. (2015)Bai, G. N., Wang, Y. F., Yang, L., & Niu, W. Y. (2015). Effectiveness of a focused, brief psycho-education program for parents of ADHD children: improvement of medication adherence and symptoms. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 11,2721-2735. doi: 10.2147/NDT.S88625 https://doi.org/10.2147/NDT.S88625...
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Famílias de crianças (6-16 anos) com TDAH |
Programa terapêutico focado na comunicação didática de informações e estratégias de enfrentamento para pacientes, familiares ou escola. |
TDAH (sintomas, causas, prejuízos ao longo da vida), medicação (efeitos colaterais, eficácia e segurança), opções de tratamento (eficácia). |
Conhecimento sobre TDAH e medicação |
Bussing et al. (2012)Bussing, R., Zima, B. T., Mason, D. M., Meyer, J. M., White, K., & Garvan, C. W. (2012). ADHD knowledge, perceptions, and information sources: Perspectives from a community sample of adolescents and their parents. Journal of Adolescent Health, 51(6),593-600. doi: 10.1016/j.jadohealth.2012.03.004 https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.201...
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Adolescentes com alto e baixo risco de apresentar TDAH |
Health Belief Model (HBM) avalia percepções do paciente que podem ser foco de psicoeducação, como severidade do transtorno e benefício das intervenções. Psicoeducação deve ser culturalmente sensível para facilitar a troca de informações entre profissionais, genitores e adolescentes. |
Não há |
Informa conhecimento de adolescentes e genitores sobre o TDAH, bem como as fontes de informação preferidas. |
Coletti et al. (2012)Coletti, D. J., Pappadopulos, E., Katsiotas, N. J., Berest, A., Jensen, P. S., & Kafantaris, V. (2012). Parent perspectives on the decision to initiate medication treatment of attention-deficit/hyperactivity disorder. Journal of Child and Adolescent Psychopharmacology, 22(3),226-237. doi: 10.1089/cap.2011.0090 https://doi.org/10.1089/cap.2011.0090...
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Pais de crianças com TDAH |
Não há |
TDAH e medicação. |
Decisão de aderir ao uso da medicação |
Ferrin et al. (2014)Ferrin, M., Moreno-Granados, J. M., Salcedo-Marin, M. D., Ruiz-Veguilla, M., Perez-Ayala, V., & Taylor, E. (2014). Evaluation of a psychoeducation programme for parents of children and adolescents with ADHD: Immediate and long-term effects using a blind randomized controlled trial. European Child & Adolescent Psychiatry, 23(8),637-647. doi: 10.1007/s00787-013-0494-7 https://doi.org/10.1007/s00787-013-0494-...
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Famílias de crianças/ adolescentes com TDAH |
Abordagem sistemática e didática, adequada para informar pacientes e familiares sobre o transtorno e tratamento, facilitando a compreensão e a forma de enfrentamento do transtorno. |
TDAH e estratégias comportamentais para manejo dos sintomas e de comportamento desafi ante. |
Sintomas do TDAH, psicopatologia, qualidade de vida, estresse familiar. |
Hernández & Gutiérrez (2014)Hernández, P. R., & Gutiérrez, I. C. (2014). Plan de tratamiento multimodal del TDAH. Tratamiento psicoeducativo. Pediatría Integral, 18(9),624-633.
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Pacientes, familiares e educadores |
Estratégia para transmitir informações sobre o transtorno a pacientes, pais e educadores baseados na utilidade e veracidade científi ca. |
Corrigir crenças distorcidas sobre etiologia, sintomas, diagnóstico, tratamento e estratégias de manejo dos sintomas. |
Não há |
Hill (2015)Hill, P. (2015). Attention-deficit hyperactivity disorder in children and adolescents: Assessment and treatment. BJPsych Advances, 21(1),23-30. doi: 10.1192/apt.bp.114.013953 https://doi.org/10.1192/apt.bp.114.01395...
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Crianças, pais, escolas e profi ssionais de saúde básica |
Não há |
TDAH (causas, comorbidades, prejuízos), medicação (limitações) |
Não há |
Hirvikoski et al. (2015)Hirvikoski, T., Waaler, E., Lindström, T., Bölte, S., & Jokinen, J. (2015). Cognitive behavior therapy-based psychoeducational groups for adults with ADHD and their significant others (PEGASUS): An open clinical feasibility trial. ADHD Attention Deficit and Hyperactivity Disorders, 7(1),89-99. doi: 10.1007/s12402-014-0141-2 https://doi.org/10.1007/s12402-014-0141-...
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Adultos com TDAH e outros signifi cativos |
Intervenção baseada em evidências para diversos transtornos psiquiátricos para empoderar pacientes e familiares com conhecimento sobre o transtorno e seu tratamento |
TDAH na vida adulta, prejuízos nos relacionamentos e no trabalho, tratamento farmacológico e psicológico, estratégias de enfrentamento e serviços disponíveis. |
Satisfação com intervenção, taxa de abandono, autoestima, conhecimento sobre TDAH (V ou F), qualidade de vida. |
Hogue et al. (2014)Hogue, A., Bobek, M., & Evans, S. W. (2014). Changing Academic Support in the home for adolescents with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: A family-based clinical protocol for improving school performance. Cognitive and Behavioral Practice, 23,14-30. doi: 10.1016/j.cbpra.2014.07.002 https://doi.org/10.1016/j.cbpra.2014.07....
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Adolescentes com TDAH e familiares |
Intervenções educacionais interativas que fornecem informações estruturadas sobre o TDAH. Essas informações são oferecidas em formato de fácil compreensão e possibilita o desenvolvimento de um perfil único dos sintomas do TDAH relacionado às características de cada paciente. |
Sintomas, curso do TDAH, funções executivas, efeitos em diversos domínios de funcionamento (família, escola, pares), e diferenças individuais associadas ao TDAH em adolescentes. |
Desempenho escolar, autoeficácia, autorregulação de habilidades acadêmicas, colaboração entre pais e escola. |
Janssen et al. (2014)Janssen, M., Wensing, M., van der Gaag, R. J., Cornelissen, I., van Deurzen, P., & Buitelaar, J. (2014). Improving patient care for attention deficit hyperactivity disorder in children by organizational redesign (Tornado program) and enhanced collaboration between psychiatry and general practice: A controlled before and after study. Implementation Science, 9(1),155-162. doi: 10.1186/s13012-014-0155-3 https://doi.org/10.1186/s13012-014-0155-...
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Pais de crianças e adolescentes com TDAH |
Não há |
Não há informações sobre a psicoeducação para pais |
Sintomas do TDAH, saúde mental, qualidade de vida, adesão ao tratamento. |
Kądziela- Olech (2012)Kądziela-Olech, H. (2012). Attention-deficit/hyperactivity disorder in children - The role of psychoeducation in longitudinal study. Psychiatria i Psychologia Kliniczna, 12(3),149-156.
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Pais de crianças com TDAH |
Informação sobre o transtorno e tratamento para pacientes, familiares e professores. |
TDAH (etiologia, diagnóstico) e tratamento. |
Severidade dos sintomas do TDAH |
Knouse et al. (2008)Knouse, L. E., Cooper-Vince, C., Sprich, S., & Safren, S. A. (2008). Recent developments in the psychosocial treatment of adult ADHD. Expert Review of Neurotherapeutics, 8(10),1537-1548. doi: 10.1586/14737175.8.10.1537 https://doi.org/10.1586/14737175.8.10.15...
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Adultos com TDAH |
Não há |
TDAH |
Não há |
Korzeniowsk & Ison (2008)Korzeniowsk, C., & Ison, M. (2008). Estrategias psicoeducativas para padres y docentes de niños con TDAH. Revista Argentina de Clínica Psicológica, 18(1),65-71.
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Pais e professores de crianças com TDAH |
Não há |
TDAH, difi culdades escolares, estratégias para lidar com os sintomas. |
Sintomas do TDAH, comportamentos problemáticos, estratégias educativas. |
Levine & Anshel (2011)Levine, E. S., & Anshel, D. J. (2011). "Nothing works!" A case study using cognitive-behavioral interventions to engage parents, educators, and children in the management of attentiondeficit/hyperactivity disorder. Psychology in the Schools, 48(3),297-306. doi: 10.1002/pits.20554 https://doi.org/10.1002/pits.20554...
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Criança (oito anos), mãe e professora |
Oferecer informações sobre o diagnóstico, desenvolver habilidades para resolução de problemas de maneira independente |
Diagnóstico, formas de lidar com rejeição dos pares, engajar a criança na participação das intervenções |
Sintomas depressivos (tristeza e baixa autoestima) |
Long et al. (1993)Long, N., Rickert, V. I., & Ashcraft, E. W. (1993). Bibliotherapy as an adjunct to stimulant medication in the treatment of attention-deficit hyperactivity disorder. Journal of Pediatric Health Care, 7(2),82-88. doi: 10.1016/08915245(93)90078-V https://doi.org/10.1016/08915245(93)9007...
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Famílias com crianças (6- 11 anos) com TDAH |
Biblioterapia: leitura utilizada como técnica terapêutica |
Uso de princípios da aprendizagem social no manejo comportamental das crianças |
Sintomas do TDAH, comportamentos da criança, conhecimento sobre técnicas comportamentais |
McCarty et al. (2015)McCarty, C. A., Vander Stoep, A., Violette, H., & Myers, K. (2015). Interventions developed for psychiatric and behavioral treatment in the Children's ADHD Telemental Health Treatment Study. Journal of Child and Family Studies, 24(6),1735-1743. doi: 10.1007/s10826-014-9977-5 https://doi.org/10.1007/s10826-014-9977-...
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Cuidadores de crianças com TDAH |
Imagens, gráficos, e textos breves para auxiliar cuidadores e crianças a compreender que o TDAH e comportamentos decorrentes são neurológicos, bem como os objetivos do tratamento. |
TDAH (etiologia, neurobiologia e neuroquímica, comorbidades, tratamentos, impacto nas fases da vida), estratégias de reforço e extinção de comportamentos, e habilidades parentais para lidar sintomas |
Engajamento dos cuidadores. |
McCleary & Ridley (1999)McCleary, L., & Ridley, T. (1999). Parenting adolescents with ADHD: Evaluation of a psychoeducation group. Patient Education and Counseling, 38(1),3-10. doi: 10.1016/S07383991(98)00110-4 https://doi.org/10.1016/S07383991(98)001...
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Pais de adolescentes com TDAH |
Busca melhorar as habilidades para lidar com os problemas associados ao TDAH por meio o fornecimento de informações sobre o transtorno, aumento das habilidades parentais (negociação e manejo de conflitos) e apoio ao seu senso de competência. |
TDAH e problemas associados, estratégias de enfrentamento. |
Não há |
Mesquita et al. (2009)Mesquita, C. M. D., Porto, P. R., Rangé, B. P., & Ventura, P. R. (2009). Terapia cognitivo-comportamental e o TDAH subtipo desatento: Uma área inexplorada. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 5(1),35-45. doi: 10.5935/18085687.20090004 https://doi.org/10.5935/18085687.2009000...
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Adulto com TDAH |
Permite que os pacientes reconheçam seus sintomas, danos e criem estratégias para o manejo destes |
TDAH, modelo cognitivo, tratamento farmacológico e comorbidades |
Depressão |
Montoya et al. (2011)Montoya, A., Colom, F., & Ferrin, M. (2011). Is psychoeducation for parents and teachers of children and adolescents with ADHD efficacious? A systematic literature review. European Psychiatry, 26(3),166-175. doi: 10.1016/j.eurpsy.2010.10.005 https://doi.org/10.1016/j.eurpsy.2010.10...
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Pais e professores de crianças e adolescentes com TDAH |
Novo paradigma de tratamento que inclui informações sobre o transtorno e tratamento, empodera o paciente e é considerada uma prática baseada em evidências para transtornos psiquiátricos na adultez. |
TDAH, comorbidades, adesão ao tratamento, relação parental, entre pares e com professores, habilidades sociais, qualidade de vida. |
Não há |
Montoya et al. (2014)Montoya, A. , Hervás, A., Fuentes, J., Cardo, E., Polavieja, P., Quintero, J., & Tannock, R. (2014). Cluster-randomized, controlled 12-month trial to evaluate the effect of a parental psychoeducation program on medication persistence in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 10, 1081-1092. doi: 10.2147/NDT.S62487 https://doi.org/10.2147/NDT.S62487...
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Pais de crianças com TDAH |
Não há |
Programa psicoeducativo sobre TDAH (etiologia, sintomas, comorbidades, diagnóstico, tratamento, prognóstico), estratégias de enfrentamento e suporte, habilidades sociais e parentais, e resolução de problemas de atenção. |
Tratamento medicamentoso |
Murphy (2005)Murphy, K. (2005). Psychosocial treatments for ADHD in teens and adults: A practice-friendly review. Journal of Clinical Psychology, 61(5),607-619. doi: 10.1002/jclp.20123 https://doi.org/10.1002/jclp.20123...
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Adolescentes e adultos com TDAH |
O conhecimento pode auxiliar pacientes e familiares a lidar com o TDAH de forma mais efetiva, ajudar pacientes a identificar o que os prejudica, e a estabelecer metas de tratamento realistas. Explicar o diagnóstico do TDAH e como o paciente preenche os critérios do DSM pode ajudar a desmistifi car o diagnóstico e contextualizar o TDAH na experiência de cada paciente. |
TDAH (critérios diagnósticos, impacto na vida do paciente, tratamentos) |
Não há |
Myers et al. (2010)Myers, K. , Vander Stoep, A. , Thompson, K., Zhou, C., & Unützer, J. (2010). Collaborative care for the treatment of Hispanic children diagnosed with attention-deficit hyperactivity disorder. General Hospital Psychiatry, 32(6),612-614. doi: 10.1016/j.genhosppsych.2010.08.004 https://doi.org/10.1016/j.genhosppsych.2...
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Crianças (6-12 anos) |
Não há |
TDAH (etiologia e manejo) |
Sintomas do TDAH, adesão e satisfação com o tratamento |
Nussey et al. (2013)Nussey, C., Pistrang, N., & Murphy, T. (2013). How does psychoeducation help? A review of the effects of providing information about Tourette syndrome and attention-deficit/hyperactivity disorder. Child: Care, Health and Development, 39(5),617-627. doi: 10.1111/cch.12039 https://doi.org/10.1111/cch.12039...
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Pais, professores e pares (criança e adulto) |
Não há |
TDAH e Tourette |
Não há |
Palacios-Cruz et al. (2013)Palacios-Cruz, L., de la Peña Olvera, F., Figueroa, G. V., Caballero, A. A., de la Rosa Muñoz, L., Pedroza, ...Flores, R. E. U. (2013). Knowledge and beliefs about attention deficit hyperactivity disorder in teachers from three Latin-American countries. Salud Mental, 36,257-262.
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Professores |
Não há |
Avaliação dos conhecimentos de professores sobre o assunto |
Conhecimentos e crenças sobre TDAH |
Vidal et al. (2013)Vidal, R., Bosch, R., Nogueira, M., Gómez-Barros, N., Valero, S., Palomar, G., ...Ramos-Quiroga, J. A. (2013). Psychoeducation for adults with attention deficit hyperactivity disorder vs. cognitive behavioral group therapy: A randomized controlled pilot study. The Journal of Nervous and Mental Disease, 201(10),894-900. doi: 10.1097/NMD.0b013e3182a5c2c5 https://doi.org/10.1097/NMD.0b013e3182a5...
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Adultos com TDAH |
Intervenção focada na compreensão do transtorno para melhorar o entendimento e conscientização dos pacientes sobre a doença. |
TDAH (sintomas, causas, prejuízos) e tratamento (medicamento), relaxamento e modelo cognitivo do TDAH |
Sintomas do TDAH, depressão, qualidade de vida |
Young (1999)Young, S. (1999). Psychological therapy for adults with attention deficit hyperactivity disorder. Counselling Psychology Quarterly, 12(2),183-190. doi: 10.1080/09515079908254088 https://doi.org/10.1080/0951507990825408...
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Adultos com TDAH |
Corrige concepções sobre o transtorno e fornece informações sobre o TDAH. |
TDAH (etiologia, prognóstico e fatores associados) |
Autoestima, adesão ao tratamento |