Estrutura de Interação 1 - Terapeuta sintonizada e com postura interpretativa com criança ativa, expressiva e demandante. (α =0,81) |
Itens do CPQ |
Carga do Fator |
28 - T percebe acuradamente o processo terapêutico. |
0,68 |
72 - C é ativa. |
0,66 |
29 - A qualidade do brincar da C é fluida, absorta [vs. fragmentada, esporádica]. |
0,60 |
96 - Os pais da C são um tópico de discussão. |
-0,59 |
69 - A situação de vida atual ou recente da C é enfatizada. |
-0,54 |
46 - T interpreta o significado do jogo da C. |
0,54 |
22 - C expressa medos de ser punida ou ameaçada. |
-0,52 |
75 - Interrupções, pausas no tratamento ou o término da terapia são discutidos. |
0,50 |
13 - C está animada ou excitada. |
0,50 |
83 - C é exigente. |
0,46 |
90 - Os sonhos ou fantasias da C são discutidos. |
-0,45 |
39 - C é competitiva, rivaliza com T. |
0,45 |
73 - C expressa medos ou mostra um comportamento fóbico. |
-0,43 |
Estrutura de Interação 2 - Terapeuta sensível e suportiva com criança retraída e distante. (α = 0,85) |
Itens do CPQ |
Carga do Fator |
99 - T oferece ajuda ou orientação. |
0,79 |
12 - T modela emoções não ditas ou não elaboradas. |
-0,72 |
77 - A interação do T com a C é sensível ao seu nível de desenvolvimento. |
0,62 |
27 - Há um foco em ajudar C a planejar seu comportamento fora da sessão. |
0,60 |
53 - C transmite consciência das próprias dificuldades internas. |
-0,56 |
71 - C se engaja no jogo de faz-de-conta. |
-0,56 |
91 - Uma fase anterior do desenvolvimento é um tópico. |
-0,54 |
26 - C é socialmente não sintonizada ou inapropriada. |
-0,53 |
81 - T enfatiza sentimentos para ajudar C a experimentá-los mais profundamente. |
-0,52 |
54 - C é clara e organizada na sua expressão verbal. |
0,51 |
95 - O brincar da C carece de espontaneidade. |
0,51 |
44 - C se sente cautelosa ou desconfiada (vs. confiante e segura). |
0,50 |
10 - C procura maior intimidade com T. |
-0,48 |
40 - C se comunica sem afeto. |
0,47 |
93 - T é neutro. |
-0,45 |
47 - Quando a interação com C é difícil, T tenta se ajustar à C. |
0,42 |
86 - T é confiante, seguro de si [vs. incerto ou inseguro]. |
0,42 |
Estrutura de Interação 3 - Terapeuta didática e diretiva com criança agressiva e defensiva (projetiva). (α = 0,83) |
Itens do CPQ |
Carga do Fator |
34 - C culpa os outros, ou forças externas, pelas dificuldades. |
0,69 |
55 - T recompensa diretamente comportamentos desejáveis. |
0,68 |
66 - T é diretamente tranquilizador. |
0,65 |
85 - A agressividade da C é direcionada para ela mesma. |
-0,63 |
65 - T clarifica, reafirma, ou reformula comunicações da C. |
0,59 |
70 - C se esforça para controlar sentimentos ou impulsos. |
-0,56 |
87 - T informa a C do impacto potencial do seu comportamento sobre os outros (não incluindo T). |
0,56 |
84 - C expressa raiva ou sentimentos agressivos. |
0,51 |
38 - T e C demonstram um vocabulário ou compreensão compartilhada quando se referem a eventos ou sentimentos. |
-0,50 |
97 - T enfatiza a verbalização dos estados internos e afetos. |
0,50 |
82 - T ajuda C a manejar os sentimentos. |
-0,48 |
57 - T tenta modificar distorções nas crenças da C. |
0,46 |
8 - C é curiosa. |
-0,43 |
51 - C atribui as próprias características ou sentimentos ao T. |
0,41 |