SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Concepções de Profissionais de Saúde Mental acerca de Atividades Terapêuticas em CAPSEstado da Arte das Medidas em Satisfação no Trabalho: Uma Revisão Sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trends in Psychology

versão On-line ISSN 2358-1883

Resumo

RIBEIRO, Marina Porto  e  FLEITH, Denise de Souza. Criatividade e Multiculturalismo: Revisão de Literatura. Trends Psychol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.943-956. ISSN 2358-1883.  http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.2-15pt.

Este estudo examinou publicações em periódicos, no período de 2010 a 2015, sobre a relação entre multiculturalismo e criatividade. O levantamento foi realizado nas bases de dados Capes, PsycNET e SciELO. Foram selecionados 30 artigos que atenderam aos critérios de busca pré-estabelecidos. Os artigos foram analisados quanto às categorias: periódico, países de produção, objetivo de pesquisa, tipo de autoria, ano de publicação, tipo de estudo, abordagem do estudo, população pesquisada e instrumentos utilizados. Observou-se aumento das publicações sobre a temática nos últimos anos. Pesquisadores de regiões de alto fluxo migratório, como Estados Unidos, Europa e Ásia, demonstraram maior interesse pela área. Não houve publicação brasileira, tampouco latina. A maioria dos estudos encontrados era empírico, de abordagem quantitativa e investigou participantes adultos. Os estudos revisados indicaram, de forma geral, haver relação entre criatividade e multiculturalismo, mediada por mecanismos psicológicos e condições do ambiente.

Palavras-chave : Criatividade; multiculturalismo; biculturalismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )