SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Resiliência Comunitária: Um estudo de Revisão Integrativa da Literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trends in Psychology

versão On-line ISSN 2358-1883

Resumo

LOTTO, Camila Regina  e  LINHARES, Maria Beatriz Martins. Contato "Pele a Pele" na Prevenção de Dor em Bebês Prematuros: Revisão Sistemática da Literatura. Trends Psychol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp.1699-1713. ISSN 2358-1883.  https://doi.org/10.9788/tp2018.4-01pt.

O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura que teve por objetivo analisar a produção científica nacional e internacional sobre a efetividade do contato pele a pele inserido no Método Canguru como manejo preventivo da dor em bebês nascidos prematuros. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases PubMed, LILACS, SCielo e PsycINFO no período entre 2010 e 2017, por meio dos descritores kangaroo mother care method, skin-to-skin, pain e infant/newborn. Foram selecionados 12 artigos, que constituíram o corpus da revisão. Os resultados demonstraram a efetividade do contato pele a pele como técnica para alívio de dor aguda em bebês nascidos prematuros. O tempo de permanência na posição Canguru que ocasionou maior efetividade para o alívio de dor é o de 30 minutos antes do procedimento doloroso de rotina na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Além disso, a forma mais eficaz para realizar a avaliação da dor foi por meio da observação sistemática de indicadores comportamentais e fisiológicos, destacando-se a importância da utilização de instrumentos psicométricos validados e sensíveis para a dor em bebês prematuros. Ressalta-se também que o contato pele a pele pode trazer outros benefícios, como a promoção e fortalecimento do vínculo mãe-bebê e aleitamento materno.

Palavras-chave : Método canguru; pele a pele; dor; prematuro.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )