SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Comparison of the Emotional Indicators of the Pfister Test between Boys and Girls from Ceará-BrazilAnxiety, Coping, and Significant Social Network of the Caregiver of a Child with Burns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychology

On-line version ISSN 2358-1883

Abstract

SOUSA, Alline Alves de  and  ZERBINI, Thaís. Preditores da Aprendizagem em um Curso a Distância: Um Estudo com Profissionais da Saúde Pública. Trends Psychol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.11-23. ISSN 2358-1883.  https://doi.org/10.9788/tp2019.1-02.

Ações educacionais ofertadas a distância são utilizadas frequentemente por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Esta pesquisa consistiu na avaliação de preditores da aprendizagem em um curso de especialização a distância ofertado para profissionais da saúde pública por uma Universidade. O trabalho apresentou o objetivo geral de analisar a influência de variáveis relacionadas às características da clientela (dados pessoais, dados profissionais, bem-estar no trabalho) e à reação ao curso (reação aos procedimentos instrucionais e reação ao desempenho do tutor) no processo de aprendizagem. A coleta foi realizada pela internet, participaram 125 alunos. As médias dos itens da Escala de Bem-estar, da Escala de Reação ao desempenho do tutor e da Escala de Reação aos procedimentos instrucionais ficaram localizadas próximas ao ponto médio da escala. Com relação à aprendizagem, identificaram-se médias altas nas atividades avaliativas dos alunos do curso (notas). Os questionários de bem-estar e de reação mostraram-se válidos a partir das análises realizadas. Análises de regressão múltipla mostraram que a reação aos procedimentos instrucionais e a área de atuação profissional predizem significativamente o processo de aprendizagem na amostra. Verificou-se que este trabalho agregou novos conhecimentos para a área de avaliação de treinamento a distância em saúde pública.

Keywords : Educação a distância; aprendizagem; profissional de Saúde Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )