SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Performance, Satisfaction and Intention to Remain in Organizations: Individual to Contextual PredictorsPersuasion at Different Levels of Elaboration: Experimental Effects of Strength, Valence and Ego Depletion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trends in Psychology

On-line version ISSN 2358-1883

Abstract

SILVA, Cecília Tonial da  and  MARIN, Angela Helena. Competência Emocional, Estilos de Coping e Relação Professor-Aluno Incluído. Trends Psychol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.569-583.  Epub June 13, 2019. ISSN 2358-1883.  https://doi.org/10.9788/tp2019.2-19.

Firmada desde 1990, a inclusão escolar trouxe desafios para a prática docente não apenas devido às demandas de ensino-aprendizagem, mas também da relação com aluno incluído. Portanto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar os professores quanto a competência emocional e estilos de coping, bem como avaliar a qualidade da relação professor-aluno incluído e a associação entre essas variáveis. Realizou-se um estudo com delineamento observacional analítico, de abordagem quantitativa e corte transversal, do qual participaram 63 professores de escolas que atendem alunos com déficits no desempenho de funções mentais/intelectuais no município de São Leopoldo-RS. Eles responderam ao Questionário Sociodemográfico e Laboral, Inventário de Competências Emocionais, Escala BriefCOPE e Escala de Relacionamento Professor-Aluno. Análises estatísticas descritivas e inferenciais (correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla) revelaram que embora os professores apresentem competências emocionas e estratégias de coping adaptativas, o fator conflito se destacou na avaliação da relação professor-aluno, sendo a autoculpabilização, reinterpretação positiva e humor as estratégias que melhor o explicam. Confirma-se, assim, a importância de investir em ações de formação na área da inclusão, pois as demandas envolvidas neste trabalho costumam sobrecarregar os professores, refletindo sobre a qualidade de sua relação com o aluno incluído.

Keywords : Inclusão escolar; competência emocional; estilos de enfrentamento; relação professor-aluno.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )