SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Representações Sociais do Corpo e da Saúde para Praticantes e Não Praticantes de Atividades FísicasA Saúde Mental dos Profissionais da Saúde: Um Olhar ao Sofrimento de quem Cuida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trends in Psychology

versão On-line ISSN 2358-1883

Resumo

COSTA, Bianca Cristine Gomide  e  FLEITH, Denise de Souza. Predição do Desempenho Acadêmico por Variáveis Cognitivas e Socioemocionais: Revisão Sistemática da Literatura. Trends Psychol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp.977-991.  Epub 28-Nov-2019. ISSN 2358-1883.  https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11.

O objetivo do estudo foi examinar a produção científica acerca da predição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais mediante uma revisão sistemática da literatura envolvendo artigos empíricos. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, sendo definido o período de 2008 a 2018. Vinte seis artigos, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos, foram analisados. A inteligência foi a variável mais frequente nos estudos (n=7) e explicou de 1,21% a 43% do desempenho escolar. Algumas variáveis socioemocionais apresentaram poder preditivo superior ao da inteligência: autorregulação (49 a 90%), satisfação com o processo de aprendizagem (79,21%), autoeficácia (2,56 a 44,89%) e envolvimento com a aprendizagem (6,76 a 44,89%). A literatura revisada permite concluir que o desempenho acadêmico é multideterminado, tendo sido identificadas influências de distintas variáveis cognitivas e socioemocionais. Aponta-se a necessidade de estudos futuros considerarem a utilização de medidas padronizadas de desempenho que possibilitem maior comparabilidade dos dados, bem como a necessidade da construção de modelos de múltiplas variáveis e suas correlações para uma investigação mais profunda dos impactos dessas relações sobre o desempenho ao longo da trajetória escolar.

Palavras-chave : Predição; desempenho acadêmico; revisão de literatura; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )