SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Diálogos sanitários interinstitucionais e a experiência de implantação do NAT-JUSAutocontenção à brasileira? Uma taxonomia dos argumentos jurídicos (e estratégias políticas?) explicativo(a)s do comportamento do STF nas relações com os poderes majoritários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Investigações Constitucionais

versão On-line ISSN 2359-5639

Resumo

LIMA, FERNANDO RISTER DE SOUSA  e  BOAS FILHO, ORLANDO VILLAS. Separação dos poderes e complexidade social - uma releitura sistêmica. Rev. Investig. Const. [online]. 2018, vol.5, n.1, pp.189-220. ISSN 2359-5639.  http://dx.doi.org/10.5380/rinc.v5i1.56247.

O propósito deste artigo é esboçar uma análise sistêmica do princípio da separação dos poderes no contexto da sociedade contemporânea, marcada por sua fragmentação em diversos subsistemas autônomos que exercem funções distintas em um universo hipercomplexo. Para cumprir a tarefa, em primeiro lugar, procura justificar o referencial teórico escolhido mediante a indicação de sua pertinência para o tratamento da questão a ser analisada. Em seguida, realiza uma breve reconstrução do itinerário intelectual da ideia de separação dos poderes na “semântica moderna”. Assim, sem pretender realizar uma análise histórica mais consequente dessa ideia, o estudo faz apenas uma alusão a autores clássicos que, no horizonte da “semântica moderna”, contribuíram para sua difusão e consolidação. No percurso, o estudo se orienta, especialmente, pela tese de Quentin Skinner, cujo foco consiste em elaborar instrumentos metodológicos adequados para se evitar o anacronismo no âmbito da história das ideias. Por fim, com base na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, propõe uma releitura sistêmica da separação dos poderes.

Palavras-chave : separação dos poderes; teoria dos sistemas; Poder Judiciário; Constituição; diferenciação funcional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )