SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Prevalência de Hipertensão em Crianças de Escolas PúblicasQuem São os Super-Respondedores à Terapia de Ressincronização Cardíaca? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


International Journal of Cardiovascular Sciences

versão impressa ISSN 2359-4802versão On-line ISSN 2359-5647

Resumo

RIBEIRO, Breno Barreto et al. Análise Hierarquizada da Hipertensão Arterial Sistêmica com a Variante Polimórfica do Gene da ECA e Outros Fatores de Risco em Idosos. Int. J. Cardiovasc. Sci. [online]. 2017, vol.30, n.1, pp.52-60. ISSN 2359-4802.  http://dx.doi.org/10.5935/2359-4802.20170031.

Fundamento:

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica de etiologia multifatorial e de sério agravo à saúde do idoso. Apesar das alterações cardiovasculares influenciarem o desenvolvimento da HAS nesta faixa etária, vários outros fatores genéticos e ambientais têm sido descritos na literatura, incluindo a variante polimórfica do gene da enzima conversora da angiotensina (ECA) e a distribuição da gordura corporal.

Objetivo:

Avaliar a prevalência da HAS entre idosos e sua possível correlação com a variante polimórfica I/D do gene da ECA e outros fatores de risco associados.

Métodos:

Estudo de base populacional com 387 idosos residentes na zona urbana de Ibiaí (MG, Brasil) utilizando, para tal, um modelo hierarquizado.

Resultados:

À análise estatística, a variante polimórfica do gene da ECA não se mostrou associada à HAS (p = 0,316). Por outro lado, mostraram associação significativa com a HAS os fatores: sexo feminino, ausência de companheiro, consumo de mais de uma porção de sal ao dia e alterações nos índices de massa corporal e na relação cintura-quadril.

Conclusão:

Apesar da variante polimórfica da ECA não ter mostrado influência sobre a prevalência de HAS em idosos, algumas variáveis individuais, socioeconômicas, metabólicas e de hábitos comportamentais mostraram associação com esta condição.

Palavras-chave : Hipertensão; Peptidil Dipeptidase A; Polimorfismo Genético; Idoso; Fatores de Risco; Prevalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )