Acessibilidade / Reportar erro

Uso do Escore HAS-BLED em um Ambulatório de Anticoagulação de um Hospital Terciário

Resumo

Fundamento:

O escore HAS-BLED foi desenvolvido para avaliar o risco em um ano de sangramento maior em pacientes com fibrilação atrial (FA) anticoagulados com antagonistas da vitamina K (AVK).

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade do escore HAS-BLED e de seus componentes em predizer sangramento maior em pacientes atendidos em um ambulatório de anticoagulação de um hospital terciário.

Métodos:

Foi realizado um estudo coorte retrospectivo com pacientes com FA tratados com AVK. Análise de regressão logística foi realizada para avaliar a capacidade de cada componente do escore em predizer sangramento maior. O nível de significância adotado em todos os testes foi de 5%.

Resultados:

Foram estudados 263 pacientes com média de idade de 71,1 ± 10,5 anos ao longo de um período de tratamento de 237,6 pacientes-ano. A mediana do escore HAS-BLED foi de 2 (1-3). A incidência de sangramento maior foi de 5,7%, sendo mais elevada nos pacientes de alto risco que nos pacientes de baixo risco (9,6 vs. 3,1%; p = 0,052). A área sob a curva ROC foi de 0,70 (p = 0,01). Um ponto de corte ≥ 3 mostrou sensibilidade de 66,7%, especificidade de 62,1%, valor preditivo positivo de 9,6% e valor preditivo negativo de 96,9%. Sobrevida livre de sangramento maior foi menor no grupo de alto risco (p = 0,017). Na análise multivariada, o único preditor independente de sangramento maior entre os componentes do escore foi o uso concomitante de antiplaquetários (OR 5,13, IC95%: 1,55-17,0; p = 0,007).

Conclusão:

O escore HAS-BLED foi capaz de prever sangramento maior na população de pacientes com FA estudada. Entre os componentes do escore, atenção especial deve ser dada para o uso concomitante de antiplaquetários, que mostrou associação independente. Em pacientes com FA em uso de AVK como terapia anticoagulante, o uso de antiplaquetários deve ser realizado somente naqueles pacientes com avaliação risco-benefício favorável.

Palavras-chave:
Fibrilação Atrial; Hemorragia; Ambulatório Hospitalar

Sociedade Brasileira de Cardiologia Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaijcs@cardiol.br