SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4In vitro development of endangered Laelia marginata Lindl. in growth media containing different nitrate/ammonium ratiosProduction of calla lily in NFT system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ornamental Horticulture

On-line version ISSN 2447-536X

Abstract

SILVA, Karina Gonçalves da et al. Trocas gasosas e fluorescência da clorofila a de bromélias ornamentais. Ornam. Hortic. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.400-406. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.14295/oh.v23i4.1064.

Os parâmetros de trocas gasosas e fluorescência da clorofila a são amplamente utilizados em estudos fisiológicos e ecológicos, no entanto essas técnicas tem tido pouco destaque em estudos com plantas ornamentais. Neste estudo, foi testado o potencial de contribuição dessas técnicas para avaliação da absorção de água e nutrientes pelo tanque e sistema radicular da bromélia epífita Guzmania lingulata. Para tanto foram desenvolvidos experimentos com diferentes regimes hídricos e diferentes concentrações de nitrogénio. Os experimentos foram: 1 - Irrigação: Controle (aplicação de água no Tanque e Raiz), Tanque (regas no Tanque), Raiz (regas no substrato), Seca (suspensão hídrica durante os 90 dias de experimento) e o segundo as plantas foram submetidas a adubação com solução nutritiva de Hoagland and Arnon exclusivas no Tanque ou na Raiz nas concentrações de nitrogénio de 0.00, 2.62 ou 5.34 mM N aplicadas na forma de ureia. Nos dois experimentos a razão Fv/Fm foi eficiente para comparação dos tratamentos, demonstrando que tanto a raiz como o tanque apresentam a capacidade de manter a atividade fotossintética e o crescimento de G. lingulata, sendo que o maior limitante para a eficiência de conversão de energia do PSII é a suspensão hídrica. Os parâmetros de trocas gasosas foram mais eficientes no experimento nutricional para comparação entre os tratamentos, porém forneceu importantes informações sobre o aspecto geral do processo fotossintético no experimento hídrico. Essas técnicas apresentam relevante contribuição para avaliação do cultivo de bromélia ornamental, podendo ser uma ferramenta incorporada nos estudos de horticultura.

Keywords : Bromeliaceae; nutrição; déficit hídrico; IRGA; fluorômetro.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )