SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Heliconia cv. Golden Torch cultivated under different irrigation depths in protected environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ornamental Horticulture

On-line version ISSN 2447-536X

Abstract

CRUZ, Letícia Rutz Dewantier da; LUDWIG, Fernanda; STEFFEN, Gerusa Pauli Kist  and  MALDANER, Joseila. Desenvolvimento e qualidade de hastes de gladíolo com o uso de vermicomposto e Trichoderma sp. em substrato. Ornam. Hortic. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.70-77. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.14295/oh.v24i1.1131.

O gladíolo é uma importante flor de corte cultivada em todo o mundo, muito apreciada para uso em arranjos florais. A crescente preocupação com a contaminação ambiental e a busca pela produção com maior qualidade, tem resultado no aumento dos estudos com o uso de insumos orgânicos e microrganismos na floricultura, destacando-se o vermicomposto e o Trichoderma sp. O presente trabalho foi conduzido com o objetivo avaliar o desenvolvimento e a qualidade de hastes florais de gladíolo em função do uso de vermicomposto e de Trichoderma sp. aplicados ao substrato. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, de agosto a dezembro de 2015. Foram utilizados quatro tratamentos: T1 = substrato controle (50% solo e 50% substrato comercial Carolina Soil®, T2 = vermicomposto (40%) e substrato controle (60%); T3 = Trichoderma sp. adicionado ao substrato controle; T4 = Trichoderma sp. adicionado ao vermicomposto (40%) e substrato controle (60%). A variedade de gladíolo utilizada foi a Peter's Pears. As variáveis analisadas foram: altura da planta principal, índice de clorofila Falcker, comprimento e diâmetro da haste principal, comprimento do pendão, número de floretes da haste principal, proporcionalidade entre pendão e haste e tempo até o início da floração. Concluiu-se que o desenvolvimento e a qualidade das hastes florais de gladíolo foram favorecidos pelo uso do vermicomposto na concentração de 40%, adicionado ao substrato.

Keywords : Gladiolus sp.; variedade Peter's Pears; floricultura; microrganismos benéficos do solo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )